Legislativo Municipal altera regra para realizar sessões no interior

Guilherme Siebeneichler
janeiro24/ 2017

Foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 23, alteração no Regimento Interno do Parlamento Municipal que não permitia a realização de votações fora da sede do Legislativo. A proposta foi apresentada pelo vereador Tiago Quintana (PDT), com objetivo de realizar sessões parlamentares interiorizadas e nos bairros do município. A proposta de mudança foi aprovada de forma unânime.

É uma alteração que estamos propondo para permitir que as sessões ocorram fora do plenário. Esta é uma forma de aproximar o Legislativo da comunidade. A mudança permitirá que os vereadores façam a deliberação de projetos de lei nas comunidades e distritos do município,” defendeu o vereador.

A proposta foi elogiada pelos colegas de bancada. Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) destacou que havia interesse em realizar encontros dos vereadores no interior, porém dificuldades financeiras e para transmissão das sessões acabaram inviabilizando o projeto. “Anteriormente se tinha esse entendimento, porém por conta da transmissão da rádio havia impedimentos.”

Eduardo Kappel (PP) defendeu as reuniões no interior e disparou contra o governo anterior. “Precisamos ir ao encontro da população que vive no interior. Essa questão da rádio era desculpa, o governo passado não queria ouvir os moradores do interior,” destacou.

Ainda não há previsão para a realização da primeira reunião da Câmara de Vereadores de forma interiorizada. Durante a presidência de José Cândido Faleiro Neto (PT), em 2014, no Legislativo Municipal, encontros nas comunidades do interior foram realizados para ouvir demandas e discutir ações governamentais aos moradores do perímetro rural. Entretanto, tal ação foi criticada por parlamentares da situação que questionavam os gastos e ações políticas para as reuniões nas comunidades.

Guilherme Siebeneichler