Laboratórios Santa Cruz e Venâncio Aires iniciam exames sorológicos para Covid-19

Olá Jornal
maio08/ 2020

Iniciaram nesta quinta-feira, 7, os exames com o método de Imunoensaio Fluorescente (FIA) para o novo coronavírus (Covid-19), nos laboratórios Santa Cruz, anexo ao Hospital Santa Cruz, e Venâncio Aires, junto ao Hospital São Sebastião Mártir. A chegada do lote com mais de três mil testes promete ser um importante reforço para avaliar a disseminação do vírus no Vale do Rio Pardo. “Graças a esta tecnologia poderemos efetivamente auxiliar no diagnóstico da doença, graças à altíssima sensibilidade de nosso exame”, destaca o gestor do Laboratório Santa Cruz, biomédico Rafael Fighera.

Diferente dos testes rápidos, o exame sorológico de Imunoensaio Fluorescente (FIA) tem uma sensibilidade 10 vezes maior e apresenta laudo com resultados dos anticorpos IgG e IgM, com 100% de sensibilidade clínica e 97,0% de especificidade clínica. O aparelho, que já é utilizado e validado para demais exames de alta e média complexidade – como o exame de quantificação de D-dímero, já usado no tratamento da Covid-19 -, foi adquirido pelo Centro de Exames há mais de três anos, nas duas unidades.

De acordo com o diretor do Laboratório Santa Cruz, Fernando Mossmann, a chegada dos kits importados para a realização dos exames era aguardada com grande expectativa pelo laboratório, que tem 30 anos de atuação no Vale do Rio Pardo. “Queríamos oferecer à comunidade um exame com a qualidade e confiabilidade que o momento exige. Por isso, optamos pelo método FIA, aprovado pela Anvisa”, enfatiza.

Segundo Mossmann, os laudos podem ser emitidos em 15 minutos, mas em virtude da alta demanda, a expectativa é que sejam finalizados em até 12 horas. “Não se trata de um teste, mas sim de um exame completo”, conclui. Conforme o diretor, todos os resultados dos exames da Covid-19 serão comunicados às Secretarias Municipais de Saúde para monitoramento do avanço da doença na região.

Desde o início da pandemia, os laboratórios Santa Cruz e Venâncio Aires já vinham realizando o teste RT-PCR, analisando a presença de RNA viral, cujo resultado é mais demorado. “Seguiremos realizando o RT-PCR. O sorológico é mais uma opção de diagnóstico que estamos colocando à disposição da comunidade”, enfatiza o diretor do Laboratório Venâncio Aires, Marcelo Farinon.

Onde fazer – Além das estruturas junto aos hospitais Santa Cruz e São Sebastião Mártir, as coletas para exames de Covid-19 também poderão ser feitas nas filiais do Laboratório Santa Cruz, localizadas na Rua Marechal Deodoro, 949, sala 3; Rua Ernesto Alves, 778; e Rua Barão do Arroio Grande, 509, em Santa Cruz do Sul;  e também nas filiais de Venâncio Aires e nas unidades de Passo do Sobrado, Vale Verde e Mato Leitão.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Olá Jornal