Krämer pede agilidade ao Estado para liberação da área para o novo Distrito Industrial

Guilherme Siebeneichler
agosto17/ 2017

Desde o inicio do ano, quando Giovane Wickert e Celso Krämer assumiram a Prefeitura de Venâncio Aires, foi instituída um trabalho em prol da liberação da área da Susepe, que abrigava o antigo Instituto Penal Mariante, para o projeto do Novo Distrito Industrial do Município.

Em busca de acompanhar o andamento do processo e buscando agilidade, na manhã desta quinta-feira, 17, o Prefeito em exercício Celso Krämer, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Böhm, estiveram na Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos onde foram recebidos pela Diretora do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado, Vânia Knackfuss Gonçalves e o Diretor Geral da Pasta, Antonio Henrique Abrahão.

No ato, foi explanado por parte da Secretaria da Modernização Administrativa os impasses envolvendo a incompatibilidade de projetos por parte do levantamento planialtimétrico, que levaram a necessidade de elaborar um novo projeto revisado e dentro dos padrões apontados pelo levantamento. Vânia  se comprometeu com o andamento do projeto e que o compromisso é concluir a parte técnica para levar o projeto adiante, buscando articulações e vencendo trâmites para ter a área liberada o quanto antes.

O Diretor Geral da Secretaria garante que o processo deve caminhar em breve para um desfecho positivo e que a Secretaria Estadual tem compromisso com o Município. “Trataremos do assunto com muito carinho, pois Venâncio Aires abraçou nossa necessidade de emplacar um presidio estadual e acolheu nossa ideia. Até o final do mês a minuta deve estar concluída e prestaremos todo apoio a Venâncio Aires para que tenha a área liberada o quanto antes”, ressaltou.

Battisti, por sua vez, falou da recuperação de valor que o distrito deve trazer as propriedades no entorno. “O presidio acabou desvalorizando muitas áreas da localidade, porém a instalação das empresas no distrito deve aumentar a valorização e tornar o local uma área nobre”, explicou o Secretário. Krämer também ressaltou a importância e procura que o Distrito está proporcionando com toda repercussão. “Algumas empresas já estão nos procurando e aguardando a liberação do distrito para se instalarem, onde surgiu interesse inclusive de utilizar a mão de obra prisional e proporcionar aos detentos a ressocialização. Já temos um investidor interessado em reativar o Porto de Mariante que pode ser um grande aliado na exportação do que for produzido em nosso novo distrito”, salientou o Prefeito.

Krämer pediu agilidade no processo para que ele não se acomode nas burocracias. “Este projeto precisa estar concluído até o final do ano ou teremos que esperar até 2019 para iniciar as conversas com o novo governo do estado. Nenhum repasse pode ser feito em ano eleitoral e baseado nisso estamos monitorando com frequência a situação para concluir o repasse o quanto antes”, conclui.

Na tarde da próxima sexta-feira, 25, Krämer e sua comitiva devem voltar até a Secretaria Estadual da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos e ter uma conversa informal com os responsáveis pelo trâmite que envolve o distrito para saber o novo panorama do processo e os próximos passos a serem seguidos.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler