Justiça local estima até 20% de eleitores a menos nas urnas com a pandemia

Olá Jornal
outubro17/ 2020

As urnas de Venâncio Aires podem chegar a ter até 20% eleitores a menos nas Eleições deste ano. É o que prevê a Justiça Eleitoral devido às restrições do novo Coronavírus (Covid-19). A estimativa leva ainda em consideração o índice de abstenção atingido no último pleito, em 2016, que ficou em 13,77%, ou seja, 7.524 eleitores.

De acordo com o juiz eleitoral, João Francisco Goulart Borges, os ausentes devem ficar na faixa dos 17% até 20%, podendo chegar a 10.478 o número de eleitores que deixarão de ir às urnas. Apesar da previsão de baixa, ele ressalta que votar é seguro devido aos protocolos estabelecidos e a reserva dos primeiros horários para os grupos de risco. “As sessões vão adotar muita cautela, nossos mesários estão sendo treinados, teremos pessoas para orientar. O eleitor pode ficar tranquilo, pode levar sua caneta e inclusive usá-la para apertar as teclas da urna”.

Além disso, o magistrado acredita que a realidade no município, diferente de grandes centros, facilita a ida até a urna e lembra do esforço nacional para que o pleito se realize. “Nosso eleitor está mais perto da sessão, não há grandes distâncias e dificuldades de locomoção. Estamos em um esforço nacional, sabemos que estamos num período atípico mas dá pra votar em segurança com todos os cuidados. É fundamental para a democracia”, avalia Borges.

MENOS INTERESSE
As abstenções nas eleições municipais vêm crescendo no Brasil. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a taxa pulou de 16%, no ano 2000, para 21% em 2016. O crescimento foi de 1% a cada eleição, sendo na última 2%.

Para este ano, a expectativa do TSE é de 20% de faltas. A falta de interesse foi registrada recentemente pelo Ibope em algumas capitais do Brasil. Em Belo Horizonte, 5% da população afirmou que não deve ir votar. No Rio de Janeiro o índice é de 8% e em São Paulo 6%.

Na última eleição presencial, o país teve a maior taxa de abstenção em 20 anos no segundo turno, quando 31 milhões de eleitores (21%) não foram às urnas.

FIQUE TRANQUILO
Para garantir a segurança dos eleitores, a Justiça Eleitoral vai adotar uma série de medidas no dia da eleição, em 15 de novembro. O uso de máscaras será obrigatório, sem ela o eleitor não poderá votar. Caso seja necessário, o mesário pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir a foto na identidade. Já os mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo. Será exigido distanciamento mínimo de 1 metro.

Haverá distribuição de álcool em gel para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação. O TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação. Tanto mesários quanto eleitores que estiverem com sintomas da Covid-19 no dia do pleito não devem comparecer. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral.

Olá Jornal