Jubal Junqueira recebe projeto das cooperativas escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo

Olá Jornal
julho15/ 2022

A cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) assinaram um acordo de cooperação para estimular o espírito cooperativista na rede estadual de ensino. Na região, nove educandários receberão programas voltados à educação financeira e cooperação. Em Venâncio Aires a Escola de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, foi uma das selecionadas. A cooperativa escolar do educandário está em fase de formalização e conta atualmente com 47 estudantes cooperados.

Conforme a diretora Adriana Scheibler, atualmente na escola estão matriculados 173 estudantes. A inclusão no projeto permitirá ampliar as possibilidades para os estudantes do perímetro rural. “O programa é uma oportunidade para desenvolver o empreendedorismo no campo, fomentar a agricultura na região e o crescimento dos alunos.”

Segundo a gestora, a cooperativa na escola deverá ter foco no setor primário. “Como ainda estão na fase de discussão, a proposta é de identificar possibilidades para o setor primário, ponto forte do interior. É uma forma de garantir perspectivas novas para os alunos do campo,” destaca.

O grupo na Jubal Junqueira será coordenado pela professora de História e Geografia, Pâmela Martins Pires.

Convênio entre Sicredi Vale do Rio Pardo e 6ª CRE foi assinado nesta semana

ALIADO
Para o coordenador da 6ªCRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o desenvolvimento do programa em parceria com a Sicredi é uma forma de valorizar os diferentes públicos da rede estadual. “Com certeza é uma forma de pensar ações para manter o jovem no campo. O programa busca estimular o empreendedorismo no meio rural e a gestão financeira, aliado ao crescimento pessoal dos alunos. É uma forma de garantir novas possibilidades nas escolas do campo,” afirma.

Segundo o presidente da Sicredi/VRP, Heitor Petry, a iniciativa de parceria com a rede estadual é pioneira. “Para nós é muito valioso este termo, por ser pioneiro com a rede estadual. É uma forma de incluir nas escolas do estado programas que já fazem a diferença em outras redes.”

PARCERIA
O termo de cooperação entre Sicredi/VRP e 6º CRE vai permitir a realização de oficinas pedagógicas, reuniões pedagógicas, palestras e workshops para os Programas Educacionais mantidos pela cooperativa: Programa Cooperação na Ponta do Lápis (destinado para alunos das escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental) e Programa Cooperativas Escolares (destinado para alunos das escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O acordo é extensivo aos nove municípios da base de atuação da cooperativa – Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Herveiras e Rio Pardo.

Olá Jornal