JTI, Poiato Recicla e Prefeitura de Santa Cruz do Sul firmam parceria para descarte correto de bitucas de cigarro

Olá Jornal
junho02/ 2022

Durante a Semana do Meio Ambiente do município de Santa Cruz do Sul, a Japan Tobacco International (JTI), a Poiato Recicla e a Prefeitura lançaram, oficialmente, uma parceria que trará benefícios a toda sociedade: projeto que promove o descarte correto e reciclagem das bitucas de cigarro.

Após recolher as bitucas, material é processado e transformado em massa de celulose

O evento aconteceu nesta quarta-feira (01), na sede da prefeitura, na presença de representantes da JTI, autoridades do município e Marcos Poiato, da Poiato Recicla. Para marcar o início da parceria, houve a instalação do primeiro coletor de bitucas, assinatura do Termo de Permissão de Uso de Espaço Público e palestra de Marcos Poiato sobre os impactos desse tipo de resíduo para o Meio Ambiente.

O projeto prevê a distribuição estratégica de pontos de coleta e a realização de campanhas de sensibilização e conscientização sobre o impacto negativo ao meio ambiente causado pelo descarte inadequado dos rejeitos de cigarro. Em seguida, todo o material coletado seguirá para reciclagem e será transformado em papel, a ser doado a entidades assistenciais para produção de itens como blocos de notas e artesanato. Alguns dos itens produzidos estavam em exposição e puderam ser conferidos de perto pelos presentes no evento.

“Esta cadeia de ações contribui efetivamente para o fortalecimento da economia circular, que promove o desenvolvimento econômico, priorizando insumos renováveis e recicláveis, além de proporcionar geração de renda a famílias em vulnerabilidade social”, afirma Gabriel Quiliconi, gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios, da JTI.

“A união JTI/Poiato Recicla nasceu da necessidade urgente de ações que promovam a sustentabilidade e proteção ambiental, além do comprometimento dos parceiros com a redução do impacto negativo causado pelo descarte inadequado dos rejeitos de cigarro ao ecossistema, reforçando o compromisso da JTI com os impactos do nosso negócio ao planeta’, completa.

O programa está sendo implementado, inicialmente, em Santa Cruz do Sul (RS), mas também está previsto para acontecer em Santa Catarina e, a partir dos resultados, poderá ser expandido para outras cidades do País.

Bituqueiras serão instaladas em sete pontos de Santa Cruz do Sul

Distribuição

Os coletores de bitucas estarão em pontos estratégicos da cidade, sendo:

Praça da Bandeira
Três caixas coletoras
• Praça Getúlio Vargas – em frente à matriz
Duas caixas coletoras
• Lago Dourado
Uma caixa coletora
• Avenida do Imigrante
Uma Caixa coletora

Mensalmente, a Poaito Recicla recolhe o material depositado nesses coletores e encaminha para tratamento e reciclagem. As bitucas ganham nova vida em blocos de notas, cadernos, arranjos de flores e demais itens de artesanato que representam oportunidade de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos.

No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em 8 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 10 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Natural American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional. 

A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil. 

CRÉDITO: AI JTI

Tags:
Olá Jornal