JTI busca ações conjuntas na luta contra o trabalho infantil

Olá Jornal
outubro06/ 2021

A Japan Tobacco International (JTI) tem buscado ações conjuntas na luta contra o trabalho infantil no campo. O combate a essa prática desafia a sociedade, que 2019 registrou cerca de 1,3 milhão de crianças entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil no Brasil, sendo cerca de 300 mil no setor agrícola, e depende da união de esforços de toda rede envolvida como escola, autoridades de segurança, assistência social e poder público.

De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação, Flávio Goulart, o encaminhamento da empresa é gerar evidências que vão subsidiar as autoridades públicas na concepção de melhores políticas públicas. “No final das contas o que muda a realidade social num país é a política pública. É sempre importante nos colocarmos como um ente colaborador dentro de uma rede que sim tem que avançar na conquista dessas políticas públicas”.

Para conscientizar essa rede de proteção e contribuir para a identificação de casos a empresa desenvolve há nove anos o programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), cujo foco é prevenir e eliminar o trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco. O trabalho inclui capacitação e sensibilização sobre os marcos regulatórios do trabalho infantil, elaboração de estratégias e um plano integrado e fortalecimento a intersetorialidade entre as entidades da rede que articulou a criação de Lei municipal para que programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tenha continuidade, mesmo que tenha novo governo.

Além disso, a JTI desenvolve o Programa de Aprendizagem Rural que atua em políticas públicas, incentivo à educação e empreendedorismo. Até o momento, o ARISE já beneficiou mais de 4 mil crianças e adolescentes em diferentes iniciativas que passam pelas oficinas e cursos no turno inverso nas escolas parceiras, apoio às redes de proteção da criança e adolescente, implementação e monitoramento dos planos municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, capacitação de mães, organização de agroindústria para agricultoras lideranças femininas, programa de Aprendizagem Rural, entre outras ações.

EXPANSÃO
O programa será expandido neste ano para mais seis municípios no Estado, chegando a um total de dez localidades. A medida vem ao encontro do anúncio da Organização Mundial das nações Unidas (ONU) que declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. A meta é erradicar essa forma de trabalho até 2025.

Segundo a supervisora de Projetos Sociais da JTI Brasil Marinês Kittel, o trabalho será intensificado com toda a rede. “Estamos realizando ações com a rede de proteção a gente entendeu que essa é uma ação de sucesso que precisa atacar políticas públicas, envolver a rede de proteção. É um trabalho de formiguinha mas precisamos fazer, temos esse olhar muito aguçado e temos trabalhado nessas frentes com nossos técnicos que têm estado diariamente junto com os nossos produtores que são nossos olheiros, além da parte técnica”, conclui.

Olá Jornal