Josefino Pereira da Costa vira nome de rua do bairro Coronel Brito

Guilherme Siebeneichler
setembro27/ 2016

Proposta da vereadora Helena da Rosa (PMDB) dá denominação de Rua Josefino Pereira da Costa a trecho de rua localizado no Bairro Coronel Brito, próximo a Avenida Manoel Camilo, com extensão de 315 metros. O projeto foi aprovado por unanimidade na  sessão desta segunda-feira, 26.

O homenageado, Josefino Pereira da Costa, nascido em 1869, morou em Santa Tecla e com sua mulher, Joaquina Deolinda da Cruz, teve nove filhos: Deolindo, José, Juvenal, Joaquina, Edwirges, Gasparina, Angelita, Alzira e Serenita. Teve grandes dimensões de terras e foi uma grande liderança na comunidade. Agricultor e pecuarista, Josefino auxiliou na formação da Igreja Católica. Foi bisneto de Brígida Fagundes do Nascimento.

Os descendentes de Josefino são conhecidos pelos terrenos doados para escolas, como é o caso da EMEF Deolino Pereira da Costa, de Linha Arroio Grande. O terreno da escola foi doado pelo filho de Josefino, Deolino. Outros terrenos doados foram os da EMEF Dois Irmãos e EMEI Arco Íris, ambos no bairro aviação, doados pelos netos Oly e Alceu da Costa.

Helena da Rosa destacou a presença dos familiares na sessão. “Só pelo fato de Josefino ter doado terreno para três escolas já justifica essa homenagem. Um país se constrói a partir da educação”. O presidente José Ademar Melchior (PMDB) parabenizou a vereadora Helena pela homenagem. “Parabenizo a vereadora Helena. Só pelas doações de terrenos, já é merecido. Só vereador pode dar nome de rua e a família está de parabéns. A partir de hoje, Josefino é nome de rua”. Cândido Faleiro Neto (PT), citou a importância de colocar o nome do homenageado em via situada na localidade em que ele tem ligação. “Isso é importante, as pessoas ficam satisfeitas. Quando a homenagem é feita para alguém que tem ligação com aquela região.”

Estrada em Linha Cerro dos Bois recebe o nome de Affonso Frey

Outro homenageado com nome de rua foi Affonso Frey. O projeto, que teve como proponentes os vereadores Celso Krämer (PTB) e Cândido Faleiro Neto (PT) também foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 26. O PL denomina de estrada Affonso Frey trecho  que liga Linha Estrela à Associação Recreativa São Caetano, em linha cerro dos Bois e possui uma extensão de quatro quilômetros.

Affonso Frey nasceu em 1939 em Linha Palmital, no interior de Venâncio. Casou-se com Avelina Frey e teve oito filhos: Luis, Leo, Melania, Marlise, Valdir, Pedro, Paulo e Maria. Trabalhou como agricultor, plantando soja e milho. Com o passar dos anos, começou o plantio de fumo, junto com a família. Affonso sempre foi referência para a família e a comunidade. Sempre atuante e muito conhecido, foi presidente em algumas escolas onde seus filhos estudaram.

Falecido em junho de 2016, Affonso deixou um grande legado de conhecimentos, somados a valores para toda a família e comunidade. Celso Krämer (PTB) lembrou a dedicação do homenageado. “Tinha uma integração religiosa. Deixou uma historia bonita em São Caetano. A via passa em frente a propriedade do seu Affonso”. Cândido Faleiro Neto (PT) citou a luta de Affonso Frey, tanto pela agricultura, como pela vida comunitária. “Era um homem que gostava de mostrar o que produzia. Dava o exemplo aos filhos, que hoje seguem seu trabalho junto à comunidade. Vai ser eternizado. Parabéns à família”.

Guilherme Siebeneichler