Joelho Bêbado é o prato típico alemão da 35ª Oktoberfest

Olá Jornal
setembro24/ 2019

Na noite desta segunda-feira, 23, nas dependências do Senac Santa Cruz, a iguaria Joelho Bêbado – Betrunkenes Knie foi escolhida em primeiro lugar durante o 3º Concurso Prato Típico Alemão da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. O prato autêntico foi idealizado pelo chef de cozinha Ramon Antônio Giovanaz, natural de Venâncio Aires. O vencedor junto com mais quatro participantes, que também gostam de cozinhar e apreciam a boa culinária alemã, tiveram a missão de criar uma receita inédita baseada no tema Os Segredos das Receitas de Família Traduzidos em Sabor.

Muito feliz e orgulhoso por fazer parte da Festa da Alegria, Giovanaz explicou que, tendo em vista a temática proposta pelo concurso, ele fez uma releitura de uma clássica receita alemã presente no dia a dia das famílias, o joelho de porco – eisbein. “Um prato muito tradicional na Alemanha, ele é feito de diversas formas pelas famílias alemãs. Eu trouxe hoje uma receita que eu desenvolvi com a minha família, com a ajuda do meu filho”, destacou. Sobre a escolha do nome, Joelho Bêbado, ele disse se tratar de uma brincadeira, pois o alimento fica marinando na cerveja por 12 horas. A iguaria ainda é acompanhada com salada de batatas e uma farofa de bacon.

A escolha ocorreu em formato de banca, com apresentação dos pratos, degustação e avaliação do júri, composto pela Rainha da 35ª Oktoberfest, Ana Paula Bohnen, pela vice-presidente da Festa da Alegria, Sônia Schuh, pelo presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, e pela diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Laner. Os critérios de avaliação eram baseados na originalidade, criatividade e apresentação. “Uma difícil missão, todos os pratos eram criativos e saborosos”, ressaltou Sônia. O evento ainda contou com a presença das Princesas da 35ª Oktoberfest, Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger.

Giovanaz, com o seu prato vencedor, Joelho Bêbado, recebeu uma placa de reconhecimento, um vale compras no valor de R$ 500,00 na loja comercial da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o direito a participar de oficina de gastronomia de até 15 horas no Senac Santa Cruz e acesso diário à Oktoberfest Santa Cruz, que acontece de 9 a 20 de outubro. O concurso é promovido pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), em parceria com o Senac Santa Cruz e Sindilojas Vale do Rio Pardo, e apoio da Afubra.

Confira a receita do prato Joelho Bêbado:

Ingredientes:
1 joelho de porco
4 folhas de louro
Cominho (q.b)
Pimenta do reino (q.b)
Sal
2 cebolas
6 un. de cravo da Índia
4 long neck de cerveja
Alecrin (q.b)
4 dentes de alho
1 limão siciliano

Farofa de bacon:

400g de bacon
300g de farinha de mandioca
50g de manteiga
150ml de azeite
1 cebola
Sal (q.b)
Salsinha (q.b)

Salada de Batatas:

0,5 kg de batatas
2 folhas de louro
2 dentes de alho50g de picles
1 cebola roxa
Azeite
Sal (q.b)
Pimenta do Reino (q.b)
100g de mostarda
Curry (q.b)
Salsinha (q.b)

Modo de Preparo:

Colocar o joelho de porco em um saco plástico com os temperos, a cerveja e o limão. Fechar e deixar marinando na geladeira por, no mínimo, 12 horas. Retire da geladeira.
Enrole em papel alumínio com um pouco da marinada. Assar por duas horas em forno pré-aquecido a 160°C. Retire o papel alumínio e deixe dourar a 200°C por mais 40 minutos.

Salada de batata alemã:

Descasque e cozinhe as batatas em água salgada por cerca de 20 minutos com alho e louro até que fiquem bem macias, mas sem que se despedacem demais. Quando as batatas estiverem macias, retire-as da água e corte-as em fatias enquanto ainda quentes. Reserve um pouco do líquido de cozimento.
Em uma frigideira bem quente coloque as batatas, a cebola, o picles, a mostarda, o curry, um pouco da água do cozimento e a salsinha. Refogue> Misture bem até que parte da batata comece a se desfazer e engrossar a salada. Corrija o tempero e deixe esfriar.

Farofa de bacon:

Corte o bacon e a cebola em cubos. Reserve. Em uma frigideira bem quente doure o bacon e em seguida refogue a cebola. Adicione a manteiga, o azeite e, aos poucos, a farinha de mandioca. Mexa sempre. Finalize com sal e salsinha.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Olá Jornal