Jarbas e Isabel destacam cinco grandes projetos para o novo governo

Guilherme Siebeneichler
agosto18/ 2016

Além do compromisso de concluir obras e projetos importantes do atual governo, como a efetivação do novo Distrito Industrial, a construção do Parcão do bairro Aviação e o asfalto de acesso aos frigoríficos, a dupla candidata do PDT para a Administração de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa e Isabel Oestreich, destaca cinco projetos que consideram importantes para o novo governo.

Com Plano de Governo amplo e contemplando mais de 200 programas em todas as secretarias de governo, o médico Jarbas da Rosa destaca cinco que devem ser lembrados pela população como um compromisso assumido de campanha: Efetivação das Subprefeituras no interior; criação da Guarda Municipal; Centro de Tratamento para o Câncer; Escola de Educação Infantil nos distritos e Centro de Convivência do Idoso.

Conforme o candidato da coligação “Venâncio no rumo certo”, o município vem despontando nos últimos anos na diversificação do setor produtivo. “As potencialidades, aliadas a capacidade empreendedora do nosso povo, nos credenciam para avançar ainda mais. É necessário continuar investindo no desenvolvimento, priorizando a saúde, a educação e o bem estar da população”, ressalta.

Explicando cada proposta, a candidata à vice-prefeita, Isabel Oestreich, ressalta os projetos para o meio rural. “As subprefeituras serão capazes de disponibilizar serviços públicos diretamente nas sedes dos distritos, levando ainda os gabinetes do prefeito e vice até as comunidades. Queremos encurtar essa distância até o agricultor e ouvi-lo”, ressalta. Já com relação à instalação de Escolas de Educação Infantil no interior, Isabel justifica que, cada vez mais, as mulheres do campo trabalham como as da cidade e as crianças precisam de assistência e educação desde a primeira infância para crescerem em igualdade de oportunidades. “Pensamos em implantar a Educação Infantil em escolas já existentes; adaptando suas estruturas e agregando profissionais e atividades”, conclui Isabel, advogada especialmente identificada com o meio rural.

Por sua vez, o médico Jarbas da Rosa explica as demais propostas, como o Centro de Tratamento para o Câncer. “Hoje, infelizmente, todos têm um parente, um amigo ou um conhecido próximo com essa doença. Um Centro de Tratamento Municipal para o Câncer, com oferta de quimioterapia, poderia colaborar muito com o tratamento e diminuir a dor e a despesa dessas famílias, que precisam viajar com frequência”, explica. Já a Guarda Municipal é um projeto que visa colaborar com a segurança pública, especialmente na vigilância às escolas, Postos de Saúde e praças. “Deve ser um braço de apoio à Polícia Civil e à Brigada Militar, atuando na prevenção e coibindo a marginalidade”, define.

O Centro de Convivência do Idoso consiste em um espaço para a integração, convivência e atendimento diferenciado à melhor idade. “Com o crescimento acelerado da idade média da população, é preciso pensar em políticas públicas para o idoso. O centro será um local de convivência, cursos técnicos, atividade física, artesanato e demais atividades que possam manter o idoso saudável e incluído”, finaliza Jarbas.

A dupla do 12 acrescenta que, apesar dos cinco projetos terem sido destacados, já que são amplos e contemplam grande parte da população, o Plano de Governo destaca outros programas setoriais com responsabilidade administrativa e plenamente viáveis.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa PDT

Guilherme Siebeneichler