Jarbas da Rosa solicita ampliação do desconto e parcelas do IPTU 2021

Olá Jornal
dezembro03/ 2020

Preocupado com o aumento previsto para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021) e o impacto no bolso dos venâncio-airenses no início do próximo ano, o vereador do PDT, Tiago Quintana, solicitou apoio do prefeito eleito, Jarbas da Rosa. Com índice de aumento fixado anualmente através do IGP-M, o objetivo é ampliar a oferta de descontos e opções de parcelamento para amenizar o reajuste ao contribuinte. O IGP-M, utilizado para atualização do IPTU e outras taxas, teve aumento superior a 20% nos últimos doze meses.

Tiago Quintana levantou a preocupação na Tribuna da Câmara de Vereadores e encaminhou indicação ao Executivo Municipal. “O projeto que prevê apenas 5% de desconto para pagamento em cota única foi aprovado no mês de junho. No entanto, ninguém imaginava esse aumento vertiginoso no IGP-M e o problema vai estourar assim que forem emitidos os carnês. Em um ano de crise, pós-pandemia, não podemos admitir que a população pague sozinha essa conta”, destaca o vereador.

Jarbas da Rosa demonstrou sensibilidade ao problema e sugeriu que um novo modelo de descontos e parcelamento seja avaliado pela Câmara de Vereadores ainda neste ano. “Vamos solicitar, através de ofício à equipe de transição, que o atual governo envie projeto concedendo ao invés de 5, 15% de desconto para o pagamento à vista, em cota única. Já para parcelamento, que atualmente não prevê desconto, vamos solicitar desconto de 5% e ampliação de prazo de 8 para 10 meses. Apesar de haver previsão de déficit orçamentário, acreditamos que o aumento do IPTU nesse nível poderá gerar também acréscimo da inadimplência”, argumenta o prefeito eleito.

A previsão é de que os carnês do IPTU 2021 estejam disponíveis à população nas primeiras semanas de janeiro. O pagamento em cota única e a primeira parcela do imposto vencem no dia 9 de fevereiro de 2021.   

CRÉDITO: AI PDT

Olá Jornal