Jantar na Expointer marca parceria entre Estado, Municípios e Badesul

Janine Niedermeyer
setembro02/ 2016

Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, mais de 500 pessoas entre prefeitos, autoridades, entidades e pessoas ligadas ao setor agropecuário, participaram de jantar na 39ª Expointer, em Esteio, na noite de quinta-feira, 1°.

O prefeito Airton Artus foi um dos convidados a assinar, durante a solenidade, o protocolo de cooperação técnica e institucional entre o Badesul, a Famurs e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Este estudo, através do Badesul e Governo do Estado, vai possibilitar futuros e importantes financiamentos aos Municípios que viabilizam avanços em infraestrutura urbana, infraestrutura de redes de comunicação, construção de centros administrativos, entre outras melhorias.

“Reafirmamos a importância da parceria entre o Estado e os municípios, onde a vida real acontece. Como prefeito por dois mandatos conheço bem essa realidade. Buscamos desenvolver ações que ajudem a alavancar as cidades”, afirmou o governador.

Sartori também falou das medidas anunciadas para a Segurança Pública nos últimos dias, como o decreto de situação de emergência do sistema prisional gaúcho; a chamada de policiais inativos da BM, para atuar em videomonitoramento e escolas; e o abono permanência para policiais que desejarem continuar na função.

AUXÍLIO ÀS PREFEITURAS

Ao lado da secretária da Fazenda, Fabiana Keller e adjunta Marinete Bortoluzzi, o prefeito Airton Artus participou, à tarde, também na Expointer, da Assembleia Geral da Famurs. Entre as pautas esteve em discussão o desafio de recuperar e reduzir o déficit financeiro que vivem os Municípios, bem como readquirir a confiança e o investimento.

Além disso, os prefeitos, vices e secretários receberam orientações para o encerramento do mandato. As palestras ficaram a cargo do presidente da Famurs, Luciano Pinto, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski e o presidente do Tribunal de Contas, Marco Peixoto.

A reunião contou também com a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, avaliando que as cidades passam pela pior crise da história do municipalismo brasileiro. (AI PMVA)

Foto: Rui Borgmann-AI PMVA

Janine Niedermeyer