Izaura aproximará vereadoras de projetos para mulheres

Olá Jornal
dezembro01/ 2020

A futura vice-prefeita Izaura Landim (MDB) quer aproximar as duas vereadoras eleitas dos projetos voltados às mulheres previstos para o próximo mandato. Atualmente vereadora, o objetivo é reconhecer a importância da mulher na administração pública e, para isso, a união de esforços entre as que já chegaram lá é fundamental.


Izaura afirma que buscará dialogar tanto com Claidir Kerkhoff (PSL), que integra a base governista, como Sandra Wagner (PSB), da base oposicionista, independente de posições partidárias. “Certamente serão chamadas para participarem do que é mais especial para as mulheres. Temos uma página do nosso plano [de governo] voltada às políticas públicas com foco no empreendedorismo. A mulher tem que estar onde deve estar, romper ainda as barreiras existentes”, garante.


Ao mesmo tempo, lamenta a diminuição das mulheres no legislativo e enaltece a eleição das vereadoras Sandra e Claidir. Das atuais quatro cadeiras ocupadas por mulheres, sobrarão apenas duas na próxima gestão. A futura vice-prefeita promete dialogar com todos os vereadores. “A melhor maneira é o respeito, chamar para conversar acatando o que os vereadores propõem, eles são muito importantes”. Ela lembra que como vereadora pôde contribuir na melhoria de diversos projetos e também na proposição.

ESPAÇO
Ampliar a representação e participação das mulheres nos espaços de decisão como em cargos de gestão e liderança do poder Executivo, órgãos colegiados, comitês e conselhos é uma das metas previstas no Plano de Governo dos eleitos Jarbas da Rosa (PDT e Izaura. Para isso, pretendem também valorizar o trabalho das servidoras municipais. “Mulheres estão capacitadas de valor, inúmeras já estão servidoras públicas e precisamos aproveitar da capacidade máxima para que fiquem à frente da administração”, avalia Izaura.

A intenção é desenvolver um trabalho para que as mulheres se engajem cada vez mais na política abrindo espaço para futuras gerações. “O papel da mulher que chega no poder reflete as que virão depois. Eu vi isso na Câmara quando estava lá sendo a primeira mulher depois vieram quatro e quero ver sim, quero ver mulheres vice-prefeitas, vereadoras e prefeitas nesse município também”.

PROJETOS
Entre os projetos previstos no Plano de Governo estão criar a Casa Rosa que atenderá vítimas de violência; garantir o combate às desigualdades entre homens e mulheres; implementar um programa de estímulo ao empreendedorismo feminino com capacitação gerencial e a orientação financeira; garantir a realização das conferências municipais e a elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres e desenvolver políticas de valorização da mulher.

Olá Jornal