Itga promove encontro regional em Santa Cruz do Sul

Guilherme Siebeneichler
março14/ 2017

Representantes do setor produtivo de tabaco do Brasil, Argentina, Estados Unidos, República Dominicana e Colômbia se reúnem na sexta-feira, dia 24 de março, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Trata-se do encontro regional anual dos países da América do Sul e América do Norte ligados à Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (Itga).

No período da manhã, segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, as delegações se reúnem com autoridades e lideranças municipais para um ciclo de palestras sobre o setor tabaco e produtos agrícolas. O encontro contará com a presença do prefeito de Santa Cruz do Sul, dos prefeitos da Amvarp, lideranças sindicais, deputados estaduais e federais. Para a parte da tarde, a pauta contempla a assembleia regional e os informes de cada país, num encontro fechado apenas para as delegações dos países membros da Itga.

Werner explica que as reuniões regionais são realizadas sempre em um país membro da ITGA. “O encontro foi solicitado para ser em Santa Cruz do Sul pelo interesse dos países membros em visitar a Expoagro Afubra, o que será uma excelente oportunidade para ver o trabalho de diversificação realizado pelos produtores de tabaco”, destaca o presidente da Afubra.

CICLO DE PALESTRAS:

– Objetivos da AmproTabaco, pelo prefeito de Santa Cruz do Sul e presidente da AmproTabaco, Telmo Kirst;

– Mercado mundial dos produtos de tabaco e da folha, pelo presidente da Itga, Daniel Green;

– Demanda futura para os produtos agrícolas, por Valter Bianchinni, Oficial Nacional de Programas da FAO – Unidade de Coordenação de Projetos para a Região Sul do Brasil;

– Sustentabilidade na cadeia produtiva do tabaco, pelo presidente do SindiTabaco, Iro Schünke;

– Informes da COP7 e perspecativas para a COP 8, e Novos produtos do tabaco (Evolução dos “Heat not Burn”), seguido de debate, pelo diretor executivo da Itga, António Abrunhosa.

CRÉDITO: AI Afubra

Guilherme Siebeneichler