“IPTU Mais” tem como foco a sustentabilidade

Olá Jornal
janeiro03/ 2018

Em Venâncio Aires, a comunidade tem até o dia 19 de janeiro para se adequar as diversas formas de desconto no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Com a implementação do “IPTU Mais”, os descontos podem chegar até 55%.

O principal objetivo é incentivar o desconto e fazer com que a comunidade além de ser beneficiada trabalhe a conscientização. São diversos descontos possíveis, e entre eles estão o plantio de árvores, reutilização de água da chuva, limpeza de fossa e composteiras caseiras.

O Secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner destaca que diversas prefeituras dos municípios vizinhos estão aumentando o imposto, e Venâncio Aires está incentivando práticas sustentáveis e gerando descontos. “Essa foi uma forma que a Administração achou em colocar em prática a palavra sustentabilidade, é deixarmos o ambiente cada vez em melhores condições. Estamos começando aos poucos, cada um fazendo sua parte, um pequeno passo dentro da família, um grande êxito para o município na questão ambiental no perímetro urbano”.

O desconto para o plantio de árvores no passeio público é de 3%. O contribuinte que tiver uma ou mais árvores plantadas, comprovadas mediante foto que identifique a fachada do prédio, a quantidade e as espécies plantadas do imóvel a fim de identificar a metragem da testada do imóvel, farão jus ao desconto. São consideradas as seguintes espécies: pitangueira, quaresmeira, araçá, camboim, guabijú, aroeira-salsa, pau-ferro, guabiroba, medalhão de ouro, ipê, pata de vaca ou bolão de ouro.

Schwertner salienta que a época propícia para o plantio das árvores é entre os meses de maio a agosto, pois na estação em que estamos os cuidados com a muda precisam ser redobrados. Além disso, ele enfatiza que a população pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) para maiores informações e evitar problemas futuros, esclarecendo a espécie indicada para cada local. “É muito importante às pessoas seguirem orientações técnicas, pois cada árvore precisa de cuidados diferentes, técnicas de plantios, as pessoas interessadas podem procurar a Secretaria para esclarecer dúvidas”, comenta o Secretário.

Outro desconto no IPTU é a utilização de composteiras, o desconto para essa prática ambiental é de 5%. O Secretário explica que essa é uma forma de reduzir a quantidade de resíduos sólidos orgânicos. Ele comenta que o destino final desse tipo de lixo antes do “IPTU Mais” era para a Usina Minas do Leão, onde a prefeitura arca com os custos do recolhimento domiciliar e o transporte até a usina. Agora o destino será diferente com o “IPTU Mais”, que incentiva as composteira caseiras, a SEMMA que já realizou diversos treinamentos mostrando a importância da conscientização ambiental, trazendo a compostagem para sua casa, conseguindo um adubo orgânico de alta qualidade, que poderá ser usado nos jardins e hortas.

“Que ainda não fez sua composteira, e tiver dúvidas pedimos que faça o contato com a Secretaria do Meio Ambiente para saber a maneira correta, nos colocamos a disposição das associações de moradores dos bairros, que queriam conhecer mais tecnicamente como fazer as composteiras em sua casa”, evidencia Schwertner.

As composteiras comunitárias podem valer para conseguir o desconto, mas para isso a Secretaria do Meio Ambiente precisa ter total conhecimento e participar no auxílio da questão técnica, um exemplo de composteira comunitária será realizada no Loteamento Tabalar.

 

Atenção às datas:

* Para o primeiro pagamento no dia 25 de janeiro, o boleto pode ser retirado no setor de atendimento a partir do dia 10, ou impresso no site, basta estar munido de CPF/CNPJ e o número da economia.

* Quem tiver quitado os débitos de IPTU 2017 ou taxa de lixo até o dia 20 de dezembro, terá o desconto de bom pagador de 5%

* A partir de 27 de dezembro até o dia 19, o contribuinte pode fazer o protocolo pedindo descontos nas causas sustentáveis.

* A cota única com os 20% de desconto vence no dia 25 de janeiro. Quem optar por pagar até 10 de março em cota única, terá 10% mais o desconto do bom pagador, totalizando 15%

*O parcelamento em oito vezes têm o vencimento da primeira parcela no dia 10 de abril.

 

 

Crédito:Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing PMVA

Olá Jornal