IPTU Mais que garante descontos para ações ambientais em Venâncio é finalista em prêmio de gestão

Olá Jornal
agosto16/ 2019

Uma iniciativa venâncio-airense disputa a edição deste ano do prêmio de gestão pública, Municiência, desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A divulgação ocorreu na última semana, e contempla 30 iniciativas municipais como pré-finalistas. O projeto da prefeitura de Venâncio Aires, IPTU Mais, concede descontos que podem alcançar os 50% para imóveis que contem com ações ecológicas.

A proposta vigora no município desde 2017 e garante incentivo aos proprietários de casas e terrenos que contam com coleta de água da chuva, placas solares, calçadas adequadas, arborização e composteiras, entre outros itens. O projeto é considerado inovador, já que busca garantir incentivar a população a adotar boas práticas de proteção ao meio ambiente.

As propostas classificadas foram escolhidas após análise da Comissão Técnica Avaliadora e do Conselho Político da CNM. No total, esta edição recebeu 235 inscrições homologadas – prefeituras e consórcios municipais concorrem ao prêmio. Agora, os selecionados têm de 12 de agosto a 02 de setembro para complementar informações e evidências, além de enviar um depoimento do prefeito em um vídeo de até dois minutos.

Os Municípios e consórcios pré-finalistas receberão um e-mail da organização com mais detalhes sobre os próximos passos. Em etapa futura, a comissão vai selecionar 10 iniciativas para a reta final do MuniCiência. Cada uma delas receberá a visita técnica da CNM para elaboração do Guia de Reaplicação, que terá versões impressa e online. As 10 finalistas seguirão ainda para votação popular, pela internet, no período de 07 de outubro a 31 de março, que definirá as cinco vencedoras. Os gestores das primeiras colocadas participarão de um seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Olá Jornal