IPTU 2019 começa a ser cobrado no dia 15 de janeiro

Olá Jornal
dezembro10/ 2018

O Governo Municipal mantém a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sem antecipação da arrecadação. A política já foi adotada em 2018 e 2017. Agora, a cobrança dos valores do tributo inicia no dia 15 de janeiro em cota única. Nesta modalidade de pagamento o contribuinte garante 13% de desconto.

A partir do dia 09 de fevereiro a Prefeitura analisa todos os pagamentos feitos à vista, para emitir os carnês de cobrança do IPTU 2019 na modalidade parcelada em oito vezes. Segundo o secretário municipal da Fazenda, a medida também se deve a economia de recursos públicos, já que evita emissão de boletos sem necessidade. “Nos encaminhamos cobrança só para quem não pagou em cota única.”

A primeira parcela na modalidade tem vencimento no dia 10 de março de 2019. Os pagamentos seguem até o dia 10 de outubro. No total são mais de 24 mil economias cadastradas no banco de dados da Prefeitura para emissão do tributo.

A expectativa do poder público é de arrecadar cerca de R$ 16 milhões com o IPTU. “Este é o principal tributo municipal. Os valores arrecadados são aplicados em todas as áreas e garante principalmente os serviços públicos de saúde, contrapartida para obras e demais necessidades de atendimento ao cidadão,” argumenta Stertz.

Ao longo dos últimos anos o Município tem conseguido ampliar a arrecadação de recursos com a modalidade de pagamentos em cota única. Em 2019 a expectativa é de arrecadar mais de R$ 9 milhões ao longo do mês de janeiro.

APLICATIVO
O Município avalia para este ano lançar um aplicativo para celular com o objetivo de pagamento do IPTU por meio do aparelho. A medida ainda está em testes e avaliação junto ao departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Venâncio Aires. A proposta é de facilitar o acesso do contribuinte que paga o imposto em cota única. O boleto para este tipo de pagamento pode ser emitido no Protocolo da sede administrativa ou pelo site da prefeitura.

Olá Jornal