Investimentos na Secretaria Municipal de Segurança são projetados

Olá Jornal
agosto03/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires tem buscado garantir recursos para a criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública. No órgão também estará a Guarda Municipal, que irá colaborar com os demais órgãos de segurança da cidade. Ao longo dos últimos dias é realizado levantamento das necessidades para operacionalizar o setor e debater medidas que possam garantir a criação de departamentos que interliguem os meios de defesa dos município.

O trabalho está sob responsabilidade do atual coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, chefe da Defesa Civil e o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Dário Martins. Visitas técnicas em cidades que já possuem Guardas Municipais são realizadas para elaborar os projetos de orçamentos para Venâncio Aires.

“Estamos buscando referências para garantir que esta proposta saia do papel. Há disponibilidade de financiamento, mas para isso é preciso estruturar as necessidade de uma órgão de segurança municipal,” argumenta.

Na última semana Martins esteve conhecendo a estrutura das guardas de São Leopoldo e Novo Hamburgo. “São cidades referência, mas queremos adaptar os projetos para a realidade do nosso município. São projetos em debate e abertos para adequação. Com segurança pública não se brinca e queremos realizar uma iniciativa para ser aliada dos nossos órgãos de segurança já estabelecidos,” destaca.

FINANCIAMENTO
Venâncio Aires está habilitado para buscar financiamento junto ao Badesul para aplicar em investimentos na segurança. Os recursos não podem ser utilizados para aquisição de armas de fogo. Entretanto, para implantação da guarda municipal, são necessários coletes balísticos, veículos (carros e motos), câmeras e estrutura física adequada.
O município tem a sinalização de conseguir contratar até R$ 2 milhões por meio do programa Badesul Cidades Mais Seguras. A proposta é de prover o financiamento de projetos de investimentos para o aparelhamento da infraestrutura dos municípios ligadas à segurança pública.

Olá Jornal