Investimento em barragens contra estiagem ganha força em Venâncio

Olá Jornal
setembro16/ 2021

O poder público de Venâncio Aires quer garantir a criação de espaços para armazenar água, como forma de minimizar os efeitos em períodos de estiagem. O assunto também ganha debates na Câmara de Vereadores. Na última semana uma comissão de lideranças locais visitou o município de Camaquã para conhecer a estrutura de abastecimento da cidade. Nesta quinta-feira, 16, uma comitiva visita Santa Maria, também para conhecer a infraestrutura de abastecimento e visitar a gerência regional da Corsan.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti (PSD), que também responde pela pasta de Meio Ambiente, a proposta é tirar do papel já no próximo ano um programa de micro barragens para estocar água, especialmente no entorno do arroio Castelhano. “A criação de reservatórios é fundamental, porque os períodos de estiagem são cada vez mais comuns no estado. Uma grande barragem é inviável no município, porque teríamos um impacto social e ambiental grande, já que as propriedades rurais são pequenas. Pensamos em criar mais áreas para reservatórios,” explica.

A Administração Municipal, segundo o gestor, já discute a permuta de áreas rurais, em troca de imóveis públicos, para a criação de lagos artificiais. A proposta é de longo prazo, com a criação ao pelos próximos anos de novas estruturas. “Pensamos em reservatórios de 10 hectares, em áreas próximas ao Castelhano. Já estamos avaliando propriedades, que poderão entrar em programa de permuta,” destaca.

Aliado a isso, a Semma projeta a criação de barragens móveis ao longo do Castelhano, como forma de diminuir o fluxo de águas. Junto com os futuros investimentos, os proprietários de fazendas de arroz já se comprometeram em criar reservatórios próprios, para utilização nas lavouras.

“Estes são projetos grandes e que precisam ser pensados em longo prazo. Por isso pensamos em criar metas para os próximos anos. Precisamos avançar na estrutura para reservar água e garantir o abastecimento,” conclui Battisti.

FOTO: Sandro Wagner/Divulgação

Olá Jornal