Inverno será de pouca chuva, com ondas de frio intenso e neve em alguns períodos

Olá Jornal
junho21/ 2022

O inverno iniciou às 6h14min, desta terça-feira, 21. Quatro ondas de frio e neve em julho são esperadas para a estação, que se estende até as 22h04min de 22 de setembro. As previsões indicam temperaturas típicas de inverno, que deverá ser mais seco devido ao fenômeno La Niña.

De acordo com a Climatempo, no primeiro dia da estação, a circulação de ventos e uma frente fria em alto-mar favorecem o aumento da instabilidade no Estado. Há previsão de chuva em todas as regiões, com mais volume na metade norte do Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires o inverno começa com mínima de 10ºC e máxima de 18ºC nesta terça.

FRIO INTENSO

São esperadas quatro ondas de frio durante o inverno. Julho terá temperaturas mínimas dentro da média no Estado, que costumam ficar entre 6°C e 12°C. A primeira será entre o fim de junho e início de julho. Outras duas devem ser registradas em julho: uma na primeira quinzena e a outra, no fim do mês. Em agosto, será a última, com uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade.

Para agosto e setembro, a previsão é do registro de temperaturas dentro das médias para o período, mas haverá dias de calor e temperatura acima da média na última quinzena de setembro.

A neve é esperada para julho nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, como em municípios da Serra, durante a passagem das ondas de frio esperadas para o mês de julho.

Devido à ação do La Niña, a expectativa é de chuva abaixo da média na Região Sul nos meses de julho, agosto e setembro. Porém, durante o mês de agosto, algumas áreas do sudoeste gaúcho poderão ter volume de chuva acima do normal. Em setembro, a chuva acima da média poderá ser observada no extremo sul do Estado.

Com informações GZH

Olá Jornal