Internet nos espaços públicos terá investimentos em longo prazo

Guilherme Siebeneichler
fevereiro04/ 2017

O serviço de internet gratuita disponibilizado em parceria entre Prefeitura e empresas de telecomunicações não tem funcionado em alguns pontos da cidade. Os três pontos principais, no Parque Municipal do Chimarrão e nas praças centrais estão inoperantes. Segundo o departamento de Tecnologia da Informação da Administração Municipal, os locais apresentam falhas. Buscando ampliar esta proposta e fomentar o acesso as redes o atual governo pretende, a longo prazo, retomar os serviços de wifi em bairros e espaços públicos.

A parceria entre Prefeitura e provedores não foi estipulada em contrato. As empresas do ramo forneciam a rede gratuita e utilizavam a estrutura pública, em especial, a torre comunitária no bairro Cidade Alta. Contatos nos últimos meses foram realizados para avaliar o serviço e cobrar a retomada, porém não houve melhora.
Sem sinal na maior parte do tempo o coordenador do setor de informática e tecnologia do atual governo, Rodrigo Barreto, projeta novas parcerias para a implementação das redes de internet em espaços públicos. “Estamos avaliando uma parceria para melhoramento da rede de conexão da prefeitura e em contrapartida a empresa que fornecerá os serviços pretende disponibilizar novos pontos de wifi em parques e praças.”

Na proposta em avaliação entre empresa de telecomunicações e Administração Municipal a gestão financeira está sendo levada em consideração. Segundo Barreto, a tecnologia implantada poderá diminuir ainda mais os custos com telefonia e ampliar a rede de acesso em todas as escolas municipais. “O objetivo é implantar um serviço municipal de acesso mais ágil, com cabos de fibra óptica. Essa parceria proporcionará economia e ampliação da capacidade dos serviços da prefeitura, inclusive para a área da educação,” explica.

Em 2015 o governo Airton Artus realizou a implantação de uma infovia (rede de cabos) interligando postos de saúde e prédios do Município. O investimento também garantiu maior integração nos serviços públicos e cadastros municipais.

BAIRROS DIGITAIS

Segundo o coordenador do setor de TI outro projeto em avaliação é de levar as redes públicas de acesso a internet para os bairros. Uma iniciativa do Governo Federal conhecida como “Cidades Digitais” objetiva cobrir locais inteiros com redes públicas. A prestadora de serviços avaliada pela atual Administração possui projetos pilotos em bairros de outros municípios que realiza ações, entre eles Lajeado e Nova Santa Rita e pretende testar a proposta na Capital do Chimarrão.

APLICATIVO

A resolução de problemas na esfera pública também ganham força no departamento de tecnologia. Um aplicativo está em elaboração, para smartphones, que permitirá solicitar melhorias ao Município. Pelo sistema poderá ser encaminhado à Prefeitura, limpeza de bueiros, reformas em pavimentação, troca de lâmpadas ou denúncias.

Os pedidos são centralizados por uma equipe que irá encaminhar as demandas para os setores responsáveis que terão prazo para cumprir o pedido. Além disso, uma central de monitoramento das solicitações estará sob cuidados do prefeito. O objetivo do programa é de melhorar a solução dos problemas que envolvem o poder público, bem como, avaliar a eficiência da máquina municipal.

Guilherme Siebeneichler