Instituto Crescer Legal recebe Prêmio Brasil Amigo da Criança

Olá Jornal
novembro18/ 2021

 O Instituto Crescer Legal vai receber, nesta sexta-feira, 19 de novembro, o Prêmio Brasil Amigo da Criança, que é promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). A prática “Aprendizagem profissional como alternativa no combate ao trabalho infantil no meio rural” ficou em primeiro lugar na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, com nota 80,0, a mais alta entre todos os inscritos nas sete categorias do edital. 

A cerimônia de premiação será às 15 horas, em Brasília, e o Instituto Crescer Legal estará representado no evento pelo diretor presidente, Iro Schünke, e pela gerente Nádia Fengler Solf. Segundo Schünke, esse reconhecimento em nível nacional reflete a dimensão alcançada pelas ações do Instituto na busca incansável por proporcionar oportunidades de vida aos jovens do campo. “Estamos muito felizes e isso nos anima a empreendermos esforços cada vez maiores visando dar oportunidades aos jovens para que possam continuar expandindo seus horizontes”, diz.  

Conforme o executivo, mesmo com poucos anos de atuação, o Instituto já é referência dentro e fora do Brasil por causa dos resultados obtidos com a iniciativa inédita de aplicação da Lei da Aprendizagem em favor da educação no campo. “O reconhecimento de tão importante órgão nacional como é o Ministério dos Direitos Humanos, é o coroamento da aprovação que já percebíamos por parte dos aprendizes, suas famílias e das comunidades onde o Instituto atua”, comenta. “Nossa trajetória segue com os mesmos propósitos e com planos de expansão, sempre visando preparar os jovens para o futuro”, acrescenta. 

SOBRE O CRESCER LEGAL – Criado em 2015, o Instituto Crescer Legal é uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, que tem entre suas ações o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Eles recebem salário proporcional e, ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo. Em 2020, o Instituto já havia obtido um prêmio nacional: foi homenageado no Prêmio Innovare, promovido pelo Instituto Innovare, que tem seu Conselho Superior composto por associações representativas de grande prestígio no mundo jurídico, como as associações dos Magistrados Brasileiros, dos Membros do Ministério Público, das Defensoras e Defensores Públicos, dos Juízes Federais do Brasil, dos Procuradores da República e dos Magistrados da Justiça do Trabalho e dos conselhos da Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil. 

PRÊMIO BRASIL AMIGO DA CRIANÇA – Tem o objetivo de selecionar, premiar e disseminar as melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes no apoio à implementação de políticas públicas em direitos humanos. Além da categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (na qual o Instituto Crescer Legal ficou em primeiro lugar), as demais são: Emergência Humanitária e Calamidades; Prevenção e enfrentamento de Todas as Formas de Violência, Incidência política, controle social e participação em conselhos; Crianças indígenas, quilombolas, e comunidades tradicionais; Criança e adolescente com deficiência; e Fortalecimento das capacidades protetivas das famílias. 

Haverá transmissão da cerimônia de entrega do prêmio no canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no youtube: www.youtube.com/user/DHumanosBrasil 

CRÉDITO: AI Crescer Legal

FOTO: Junio Nunes

Olá Jornal