Instituto Crescer Legal promove seminário de formação para a equipe 

Olá Jornal
fevereiro10/ 2022

As equipes pedagógica e administrativa do Instituto Crescer Legal estão intensificando os preparativos para o início das atividades do curso de empreendedorismo e gestão rural, que será dia 2 de março. Uma das ações dentro da proposta de formação continuada ocorreu nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de fevereiro. Foi o 1º Seminário da equipe do Instituto Crescer Legal no ano, que reuniu na Pousada Camponesa, em Santa Cruz do Sul, os profissionais do Instituto visando planejar o início das atividades junto aos jovens aprendizes de 2022.  

Com assessoria da Diatópica Consultoria, o seminário envolveu sensibilização e planejamento, com abordagem de questões emocionais, profissionais, motivacionais, relacionamentos e projetos e ênfase nas ideias de criação e transformação. No primeiro dia, as dinâmicas foram voltadas à equipe, incluindo o setor administrativo. E no segundo dia, a formação foi direcionada à questão pedagógica, voltada aos educadores, coordenação de projetos e orientação, com abordagens voltadas ao fortalecimento da metodologia de aprendizagem, que vem sendo formulada e aprimorada ao longo dos anos pela própria equipe do Instituto. 

Conforme a gerente do Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, o planejamento das atividades é feito conjuntamente por toda a equipe e, também, particular de cada educador para a realidade da sua turma. “Planejamentos são sempre importantes e mais ainda nesse momento que a gente ainda vive, de pandemia, restrições e dúvidas, mas com um cenário já mais próximo daquilo que se espera, mais próximo do que se vivenciou no segundo semestre do ano passado”, comenta. Ela lembra também que a capacitação da equipe é um investimento permanente, pois a formação contínua contribui para gerar os resultados que o Instituto vem obtendo.  

“Esses momentos de formação para a nossa equipe são fundamentais para garantir o sucesso, os melhores resultados e a unidade do nosso trabalho, que já é referência e vem sendo reconhecido em nível nacional e internacional”, comenta Nádia. “O desenvolvimento de cada jovem a partir da sua realidade, a mudança do olhar do adolescente em relação ao meio rural e a elaboração de projetos de vida são frutos do trabalho contínuo que fazemos e que possibilita, no final de cada ciclo, resultados particulares de cada aprendiz e, ao mesmo tempo, uma identidade da nossa atuação, que é social, voltada ao mundo do trabalho por meio da educação empreendedora”, explica a gerente. 

E o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, que participou de parte do seminário, enfatizou que os profissionais do Instituto, em especial os educadores, são pessoas fundamentais para que os objetivos do Programa de Aprendizagem sejam alcançados. “E estamos indo além, superando as expectativas, pois o despertar dos jovens para as possibilidades de vida e o alargamento de seus horizontes são algo imensurável”, salientou. “O Instituto já faz história ao aplicar a Lei da Aprendizagem em favor dos jovens do campo, que têm carteira assinada e recebem salário proporcional, mas não para trabalhar nas empresas contratantes e sim para participarem das atividades do curso no turno oposto ao do ensino regular”, lembra.  

AS TURMAS de 2022 – Serão sete turmas, sendo três em municípios já anteriormente beneficiados com cursos – Canguçu, Cerro Branco e Passo do Sobrado – e quatro turmas em novos municípios: Rio Pardo, Paraíso do Sul, Progresso e São Lourenço do Sul. Em Canguçu, o curso será oferecido na Escola Municipal Alberto Bergmann Filho, na localidade de Santa Bárbara; em Cerro Branco, a escola parceria segue sendo a Augusto Schultz, em Arroio Bonito; em Passo do Sobrado, o curso será na Secretaria Municipal de Educação; em Paraíso do Sul, na Escola Municipal Rodrigues Alves, em Rincão da Boa Vista; em Progresso, será na Escola Estadual Luiz Gonzaga de Campo, em Campo Branco; em São Lourenço do Sul, na Escola Municipal Martinho Lutero, em Santa Augusta; e em Rio Pardo, no Centro Vocacional e Tecnológico, junto ao Parque da Expoagro, em Rincão Del Rey.  

CRÉDITO: AI Crescer Legal

Olá Jornal