Instituto Crescer Legal participa da III Feira de Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul

Olá Jornal
novembro14/ 2019

Porto Alegre sediou a III Feira da Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul nos dias 13 e 14 de novembro. O Instituto Crescer Legal participou com um estande e também com a participação de egressas do programa Nós Por Elas na programação do evento, realizado pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI).

Presente no estande, a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, e a coordenadora pedagógica, Cristiana Rehbein, receberam a visita de interessados pelas ações do Instituto e também de autoridades voltadas à aprendizagem, caso da coordenadora da Aprendizagem no RS, auditora fiscal Denise Brambilla Gonzalez, e da Procuradora Regional do Trabalho (MPT/RS), Silvana Ribeiro Martins. As egressas também acompanharam as atividades e estiveram no estande, que destacou as empresas associadas contribuintes e apoiadoras do Instituto, que além de manter a instituição contratam os jovens aprendizes do curso de gestão rural e empreendedorismo.

“A habilidade de comunicação das meninas, o crescimento delas, a qualidade dos boletins produzidos e o impacto nas comunidades rurais por meio do rádio foram os aspectos que repercutiram entre as autoridades, instituições e visitantes da Feira”, avalia Nádia sobre a participação no evento que reuniu mais de 30 instituições gaúchas voltadas à aprendizagem, entre integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem, escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos, além de órgãos públicos.

NÓS POR ELAS – Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade. Em 2019, a terceira turma do Programa Nós por Elas certificou oito meninas de 16 a 19 anos, egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Saiba mais

SOBRE O INSTITUTO CRESCER LEGAL – Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Sete novas turmas estão previstas para 2020 na região de Santa Cruz do Sul e no Sul do RS. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

CRÉDITO: AI Crescer Legal 

Olá Jornal