Instituto Crescer Legal lança sexta edição do Programa Nós por Elas 

Olá Jornal
agosto06/ 2022

Sete egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com idades entre 16 e 18 anos, participam desde o dia 1º de agosto do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. Em sua sexta edição, o programa realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), terá uma edição híbrida, com encontros em três diferentes regiões do Rio Grande do Sul. 

“Na medida em que o Programa de Aprendizagem Profissional Rural se afastou de Santa Cruz do Sul e da sede do Instituto e da UNISC, foi preciso também pensar em alternativas para atender as egressas interessadas em participar do programa. A solução passou pela experiência que tivemos durante a pandemia, quando realizamos edições virtuais. Para 2022, planejamos uma edição em formato híbrido e temos a expectativa de que teremos bons resultados”, avalia a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf. 

De acordo com a educadora do Instituto, Maria da Graça Vieira, que acompanha as atividades do programa, o mês de agosto será reservado para a escolha e estudo das temáticas, bem como as abordagens que serão sugeridas e aprofundadas pelas jovens. Já em setembro elas devem partir para a coleta das entrevistas e elaboração dos roteiros.  

“Temos um grupo de sete meninas participantes, divididas em núcleos de atendimento: Passo do Sobrado, Herveiras e Canguçu. Elas terão encontros virtuais semanais e presencial no núcleo uma vez por mês, guiados por profissionais do Instituto e dos cursos de comunicação da UNISC para elaboração dos roteiros. No mês de outubro está previsto também um momento conjunto entre os núcleos, quando os boletins serão gravados no estúdio da universidade”, explica. Como em outras edições, o material produzido será veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do Instituto. 

PARTICIPANTES 2022 

Ana Paula da Silva Furtado/Boqueirão do Leão 

Taiane Andreia Machado de Castro/ Herveiras  

Rafaela dos Santos Silva/ Passo do Sobrado  

Giovana da Silva de Morais/ Passo do Sobrado  

Camila Schellin Goldbeck/ Canguçu  

Chaiane Römer Völz/ Canguçu 

Taissa Beiersdorff Böhlke/Canguçu  

SOBRE O NÓS POR ELAS – Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade. Em cinco edições, 37 jovens já foram preparadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo. Ouça os boletins produzidos nas últimas edições. 

CRÉDITO: AI Crescer Legal

Olá Jornal