Instabilidade provoca chuva pelo Rio Grande do Sul nesta quarta

Guilherme Siebeneichler
outubro25/ 2017

O Rio Grande do Sul volta a ter um período de chuva a partir desta quarta-feira. De acordo com a MetSul Metereologia, áreas de instabilidades que avançam pelo Oeste e Noroeste podem provocar pancadas de chuva desde cedo. A previsão é de nuvens carregadas e não se descarta temporais isolados com precipitação forte, vento e raios nestas áreas.

O sol pode aparecer com aumento de nuvens na região Leste e Sul durante a tarde, onde podem ocorrer pancadas de chuva de curta duração e sem previsão de acumulados expressivos. A temperatura sobe e com a umidade do ar mais alta, a sensação de abafamento tende a ser significativa.

Em Porto Alegre, a terça-feira será dividida entre sol e chuva e com temperaturas variadas. A previsão mínima para Capital é de 13°C e a máxima é estimada em 28°C.

Temporais no Estado

Segundo a MetSul, os temporais que estão atingindo severamente vários pontos do Estado neste mês são considerados fenômenos normais para esta época do ano. Conforme a MetSul, a primavera é uma estação de transição, quando ocorrem a intercalação de massas de ar frio e quente, o que acabam gerando estas tempestades.

Esse mês teve frequência de temporais intensos acima do comum nos seus primeiros vinte dias. Isso passou por incursões mais significativas de ar quente, o que é combustível para instabilidade, centros de baixa pressão profundos como o que gerou a onda de tempestades severas com vendavais como registrado no dia 1 de outubro.

Guilherme Siebeneichler