• Hoje é: sábado, dezembro 15, 2018

Instabilidade deve seguir no Rio Grande do Sul até quinta

Guilherme Siebeneichler
junho05/ 2017

A semana que começa terá padrão atmosférico muito semelhante ao da última devido à sequência de dias com muita nebulosidade e chuva em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Em replay da semana passada, a instabilidade vai até quinta-feira e o tempo melhora apenas na sexta-feira, com ingresso de um massa de ar frio e seco.

A diferença é que o pulso de ar frio previsto para o final desta semana será muito mais forte que o último e a queda da temperatura será acentuada. A temperatura já despenca na sexta, mas o sábado é que terá as menores mínimas, conforme os dados dos modelos numéricos deste domingo.

Se as projeções se confirmarem, o sábado deve começar com geada na maior parte do Estado e mínimas abaixo de zero em algumas cidades. Antes, porém, a chuva. Chove no território gaúcho segunda, terça, quarta e na quinta-feira.

Maiores volumes devem se concentrar mais uma vez na Metade Norte, justamente a área que na última semana teve a chuva mais expressiva com cheias de rios, alagamentos e quedas de barreiras. Os volumes, em geral, devem ser baixos de hoje até quarta. Isso porque as áreas de instabilidade não devem ser intensas e as precipitações irregulares. Na quinta, com o deslocamento de uma intensa frente fria, a chuva será forte em muitas regiões.

VENÂNCIO 

A chuva persiste em Venâncio Aires até a próxima quinta. Entretanto, a expectativa é de poucos volumes ao longo da semana. O sol volta a brilhar no sábado, dia 10 de junho. As temperaturas no período oscilam entre 10ºC e 19ºC.

Com informações do Correio do Povo