Insegurança nos Vales une municípios em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
junho22/ 2017

O município de Venâncio Aires sediará no próximo dia 5 de julho uma audiência para tratar a insegurança que o Presídio instalado na Capital do Chimarrão traz para a região dos Vales do Rio Pardo e Taquari.

O tema uniu os prefeitos das três maiores cidades da região na tarde de quarta-feira, 21, onde foram alinhados os próximos passos em busca de uma mudança na realidade criminal. No gabinete do Gestor de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo e o secretário de Segurança de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany acordaram que é preciso realizar esta audiência com o juiz da vara criminal e ainda reunir juízes e promotores das outras cidades para debater com mais rigor e profundidade a criminalidade na região inteira.

Conforme Wickert, a violência aumentou muito com a presença de presos de outras regiões, na casa penal de Venâncio Aires, que acaba fazendo com que facções e grupos criminosos também se mudem para as cidades da região.

No encontro, que já está agendado para às 9h, os Prefeitos esperam levar moções de apoio das casas legislativas, cada gestor se comprometeu em solicitar o documento para as Câmaras de Vereadores. Além dos vereadores, o pedido de apoio será solicitado também as associações de municípios e de entidades ligadas à segurança.

A proposta é após este encontro em Venâncio Aires conseguir um audiência com a Secretaria de Segurança do Estado e com o Tribunal de Justiça para buscar uma vara de execuções específica para a região e ainda a garantia de que somente serão enviados para o Presídio de Estância Nova apenados da região dos Vales.

Fonte e foto: Cristiano Silva/ Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer