Início de ano letivo da Educação Infantil é marcado pela motivação

Olá Jornal
fevereiro04/ 2020

Mais de 400 servidores da Educação Infantil do Município retornaram às atividades nas escolas nesta semana. Na manhã desta terça-feira, 4, docentes e servidores participaram da abertura oficial do Ano Letivo realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, no Auditório do Colégio Oliveira Castilhos.

Além da acolhida realizada pelas autoridades municipais, os participantes acompanharam uma palestra show proferida pelo Sociólogo e Mestre em Teologia, Giovani Mattiello. Sob o tema ‘Considerações filosóficas sobre um Maluco Beleza’, o palestrante interagiu e provocou o público a refletir sobre o desenvolvimento da sociedade.

As boas-vindas foram dadas pelo Prefeito em Exercício, Celso Krämer, pela Secretária Municipal de Educação, Alice Theis e pela coordenadora da Educação Infantil, Claura Stecker. Também participam da solenidade a presidente da Câmara de Vereadores, Helena da Rosa e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Solange Ehlers.

Em sua fala, Claura Stecker salientou que neste ano será implementado o Documento Orientador Municipal, elaborado em 2019 e baseado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. “Ano passado estudamos, refletimos e produzimos, agora é hora de por em prática na escola e principalmente nos espaços pedagógicos que nela existem para que possamos concretizar sonho e realidade, teoria e prática.”

A Secretária Municipal de Educação, Alice Theis, enfatizou a importância e o papel dos professores na vida dos alunos. “Reunimos neste auditório pessoas que um dia fizeram uma das escolhas mais importantes: trabalhar com crianças. São ensinamentos de vocês que elas levam para a vida, são vocês eu lhes dão os primeiros passos, novos olhares e descobertas. E tenho a convicção de que pra muitas delas, a escola é o melhor lugar, pois é lá onde encontram carinho, um afago, um olhar preocupado e quem se importa com elas.”

O Prefeito em Exercício, Celso Krämer, por sua vez, ressaltou o empenho da Administração quanto a diminuição da lista de espera de vagas nas EMEIS. “A Administração tem uma grande preocupação em atender a demanda das vagas. E vocês das escolas, na maioria das vezes conseguem nos auxiliar e dar conta da necessidade e anseio da população”. Atualmente, a lista tem menos de 200 crianças. Enquanto que há cerca de dois anos, esta lista contava com mais de 380 crianças.

A acolhida das crianças nas escolas será a partir desta quarta-feira, 5. As turmas novas, principalmente do nível 1A, serão recepcionadas gradativamente, por conta do processo de adaptação, e serão chamadas aos poucos.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal