Iniciativas da Philip Morris auxiliam desenvolvimento sustentável da região

Olá Jornal
junho04/ 2021

A busca contínua por uma gestão ambiental eficiente, com o objetivo de alcançar os mais altos padrões de sustentabilidade em suas operações e em toda a cadeia de valor, tem levado a Philip Morris Brasil (PMB) a implementar várias iniciativas que visam a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores de tabaco da Região Sul do País.

“Nossas políticas ambientais estão contribuindo com a transformação do nosso negócio e gerando maior sustentabilidade a todo o setor. A área de Leaf, responsável pela produção da matéria prima principal tabaco, se destaca pelos seus projetos, muitos deles em parceria com entidades públicas, privadas e universidades, fortalecendo o compromisso global da companhia de preservar os recursos naturais do planeta”, afirma Ana Laura Assumpção, gerente de Sustentabilidade Ambiental da Philip Morris Brasil.

A iniciativa mais recente está sendo desenvolvida com a Produzindo Certo, empresa especializada em gerenciamento socioambiental no agronegócio brasileiro, e beneficiará cerca de cinco mil produtores de tabaco nos três estados do Sul do País. O programa fornece um diagnóstico individualizado das propriedades, no que se refere à qualidade da água, erosão do solo, vegetação nativa, segurança do trabalho, entre outros aspectos. Com isso, os produtores passam a ter maior conhecimento de suas vulnerabilidades e podem adotar melhores práticas de produção e novas tecnologias, acelerando a sustentabilidade das propriedades.

AGROBIODIVERSIDADE
Nesta mesma linha, de proteção da biodiversidade, no âmbito da produção rural familiar, a PMB desenvolve com a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, o Projeto Auéra, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é direcionado a todos os produtores parceiros da empresa nos três Estados da Região Sul.

O Auéra tem como base o conceito de agrobiodiversidade, associado às relações entre o homem, as plantas cultivadas e o ambiente, com reflexo positivo na conservação dos recursos naturais, na segurança alimentar e no desenvolvimento sustentável. Para isso, é realizado um amplo diagnóstico socioambiental das propriedades produtoras de tabaco, com a definição de indicadores de sustentabilidade a serem monitorados, ações de capacitação e um plano de intervenções, visando a recuperação de áreas degradadas e proteção da biodiversidade (fauna e flora) no âmbito da produção rural familiar nos três estados do sul do País.

A multinacional ainda desenvolve os Projetos Quintais Orgânicos de Frutas e Protetor das Águas. As iniciativas têm como objetivo a produção agrícola de base ecológica e a preservação dos recursos hídricos por meio da conscientização dos produtores rurais.

Olá Jornal