Inicia nesta terça a Consulta Popular 2016

Guilherme Siebeneichler
julho04/ 2016

Começa nesta terça-feira, 5 e segue até a quinta, 7, a Consulta Popular do Rio Grande do Sul. O objetivo é de garantir recursos para as prioridades indicadas pelos eleitores de cada região. Neste ano, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (CoredeVRP) indicou 10 programas voltados para o setor agrícola. Em Venâncio, o item 1 da cartela de votação, com a destinação de verbas para o desenvolvimento das cadeias produtivas do leite e bovino cultura, ganhou destaque.

São mantidos pontos fixos de votação na Prefeitura de Venâncio Aires, no Sindicato Rural, escritório da Emater, e próximos as praças Henrique Bender (Evangélica) e Coronel Tomaz Pereira (Praça da Matriz). Conforme a presidente do Comude, Daiana Nervo, o objetivo é de garantir agilidade na hora de votar. “Optamos em priorizar os votos online. Há a opção de envio dos dados após a votação, porém, pode gerar demora. Assim, queremos garantir que os locais de votação tenham acesso a internet de forma continua.”

O município precisa garantir 4% de participação do eleitorado, ou seja, 2,2 mil eleitores registrados na Capital do Chimarrão. Neste ano, o Orçamento Participativo destinou ao Vale do Rio Pardo R$ 1,8 milhões. O valor será dividido entre as cidades que garantirem participação mínima dos eleitores e em um dos quatro projetos mais votados.

VOTAÇÃO

Esse ano a votação se dará somente por meio eletrônico. Através do site www.consultapopular.rs.gov.br. Por meio de aplicativos (Offline), que coletarão os votos, porém neste caso é necessário assinar lista de presença. E SMS/torpedo de celular para o número 28908 com os seguintes dados:

– a palavra chave: rsvoto (pode ser MAIÚSCULO ou minúsculo)

– o número do título de eleitor

– o nº do programa escolhido

– e entre uma informação e outra, usar o separador #

Exemplo:

palavra chave#número do título#opção de voto

rsvoto#99999999#1

cédula

Guilherme Siebeneichler