Inicia cronograma de testagem em massa da prevalência de Covid-19 em Venâncio

Olá Jornal
julho27/ 2020

As profissionais do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Venâncio iniciaram na manhã desta segunda-feira, 27, a capacitação e a testagem dos profissionais das unidades básicas de saúde do Município. Ao longo da semana, todos os postos receberão a visita das técnicas de enfermagem, que orientam os responsáveis pelos locais sobre a realização dos testes rápidos, que estarão à disposição da comunidade na próxima semana. Além das informações, das testagens dos profissionais, também está sendo feita a entrega dos kits nas respectivas unidades. Cerca de 300 profissionais devem ser testados ao longo desta semana.

A partir de segunda-feira, 03, grupos de risco, sintomáticos e suspeitos de estarem com o vírus poderão procurar os postos de saúde para realizarem os testes rápidos.

No sábado, 08, no Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, no Pavilhão Sebastião Mártir, das 8h às 16h, será realizado o Dia D de testagem. Além deste, outros pontos estratégicos serão montados e organizados para atender a comunidade. Equipes volantes, formadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem, estarão atuando nas localidades do interior. Oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem estão sendo contratados para reforçar o grupo de profissionais que atuará nas ações. Na segunda-feira, 10, os testes estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde e Pontos Estratégicos para a população em geral.

O primeiro lote conta com 15 mil testes. Conforme a demanda, o Município deverá realizar a compra de mais kits. “Esta testagem precisa seguir alguns critérios e protocolos, por conta de organização. Por isso, definiu-se por iniciar por quem está na linha de frente e vai realizar a aplicação dos testes, que são os profissionais de saúde da nossa rede”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber.

Pesquisa Cisvale/Unisc

Também no próximo fim de semana, nos dias 1º e 2 de agosto, inicia a pesquisa de prevalência de SARS-CoV-2 (Coronavírus) a partir da aplicação de testes rápidos na população dos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).

Serão quatro finais de semana, sendo que em Venâncio serão aplicados 200 testes em cada um. Com isso, a pesquisa no município contará com a participação de 800 pessoas, que serão escolhidas de forma aleatória, em casas e estabelecimentos. No município serão 17 profissionais que atuarão na coleta. A segunda rodada está programada para os dias 15 e 16 de agosto. No total, nos 14 municípios serão cinco mil testados.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO:  Vanessa Behling/AI PMVA

Olá Jornal