Inicia a 19ª Expoagro Afubra com foco na gestão das pequenas propriedades

Olá Jornal
março26/ 2019

A 19ª Expoagro Afubra iniciou nesta terça-feira, 26, em Rio Pardo, e durante a abertura oficial o destaque foi para a importância do setor produtivo do tabaco e as políticas de incentivo à diversificação das lavouras. Participaram do ato solene de abertura da feira, o vice-governador Ranolfo Vieira Junior (PTB), o secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke (MDB), deputados federais e estaduais, além de prefeitos, vereadores e lideranças sindicais.

Durante sua fala, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, lembrou que a feira iniciou com o intuito de mostrar ao país a capacidade produtiva dos produtores de tabaco. “A feira foi criada para oportunizar ao produtor novos conhecimento para promover aumento de sua produtividade e renda, com novas tecnologias. Este é o espaço para mostrar ao país a força da agricultura familiar e o quanto ela é diversificada.”

O secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke (MDB), lembrou que a Expoagro Afubra mostra ao país a importância da produção de tabaco. “Não é atoa que essa região mantém 40% da população na área rural enquanto a média nacional é de 20%. Aqui se gera renda e trabalhamos para que o governo não atrapalhe as cadeias produtivas.”

Representando o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice, Ranolfo Vieira Junior (PTB) destacou ações do governo e elogiou o empreendedorismo dos agricultores.  Ele frisou a importância econômica da agricultura e da fumicultura para o estado e o país. “Nós somos o estado que mais produz tabaco e atua na agricultura familiar”, destacou.

Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, coordenador geral da Feira, “a forte mudança no mercado mundial pelo comportamento dos consumidores e pela tecnologia da informação atinge todos os setores produtivos, e o setor agropecuário não fica fora do contexto. Por isso, é de suma importância que os produtores administrem suas propriedades da melhor forma possível buscando rentabilidade. Isso somente é possível com bom gerenciamento de todos os recursos da propriedade, capital investido, a mão de obra necessária, os custos de produção, a escolha das atividades de produção comercial e área da propriedade e a comercialização. O produtor deve estar preparado por cursos, treinamentos e, se possível, utilizando tecnologia para isso”. Dornelles ainda destaca que a Expoagro Afubra é o local onde os produtores rurais podem encontrar informações para tornar a sua propriedade uma empresa de sucesso.

A Expoagro Afubra ocorre até o dia 28 de março, no parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Com entrada gratuita, a feira também conta com 112 agroindústrias e outros 40 artesão da região. As atividades ocorrem entre 9h e 18h.

Confira a programação completa 

 

Olá Jornal