Indústrias do tabaco puxam geração de empregos no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre

Olá Jornal
maio06/ 2021

A geração de emprego no Rio Grande do Sul entre janeiro e março foi puxada principalmente pelo setor industrial. O segmento foi responsável por 38.708 postos de trabalho, dos 74.448 criados no estado nesta período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Entre as vagas criadas pelo setor industrial gaúcho, o principal envolve as indústrias de processamento de tabaco, com 8.839 oportunidades de emprego criadas no trimestre. Apesar de temporárias, as contratações movimentam os dados de emprego no estado, colocando a região em destaque, já que 4.330 vagas foram criadas em Venâncio Aires. A outra metade envolve Santa Cruz do Sul, em maior volume, e outras cidades do Vale do Rio Pardo.

Ainda nos dados da indústria pelo Caged é possível observar que esse desempenho nos três primeiros meses do ano foi puxado pela fabricação de produtos do fumo, de couro, máquinas e equipamentos, produtos de metal e de produtos alimentícios. Juntos, esses cinco segmentos são responsáveis por 66,58% de todas as vagas criadas na indústria no período.

O segmento de fabricação de artefatos de couro e calçados, aparece em segundo, com 6.659 postos de trabalho no período. Já a fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, as contratações tiveram incremento de 4.097 vagas.

Economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), André Nunes de Nunes afirma que, após um ano marcado por redução na produção, o setor voltou a aquecer no fim de 2020 com o retorno das atividades, movimento que se manteve nos primeiros meses de 2021.

Com informações GaúchaZH

Olá Jornal