Indústria gaúcha tem maio positivo e processamento de tabaco puxa alta

Guilherme Siebeneichler
julho13/ 2017

A produção da indústria do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% em maio sobre abril. A pesquisa é do IBGE e traz o ajuste sazonal. O resultado positivo vem depois de dois meses com queda do indicador. Com o crescimento, o acumulado de 2017 fica no positivo. Sinaliza aumento de 1,9% de janeiro a maio, na comparação com o ano passado.
A produção e processamento de tabaco teve o maior impacto no resultado. Houve crescimento de 21,2% nesse segmento da indústria, quando comparado com o período anterior.

Além disso, aparecem no resultado positivo a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (8,1%), bebidas (18,4%) e de produtos de metal (8,4%). Falta, no entanto, reverter o acumulado de 12 meses. Ainda é registrada uma queda de 0,6%.

O resultado do Rio Grande do Sul está sendo melhor que o nacional. No país, o crescimento foi menor em maio, de 0,8%. Em 12 meses, a queda é mais intensa na média nacional: -2,4%. Quando comparado com o mês de maio do ano passado, o avanço atinge 7,4%. Onze dos 14 setores pesquisados aumentaram produção.

Neste período, os principais impactos positivos sobre o total da indústria foram observados nos ramos de produtos de fumo (63,8%), de produtos de metal (18,3%) e de veículos automotores, reboques e carrocerias (8,1%), impulsionados, sobretudo, pela maior fabricação de fumo processado e cigarros.

Guilherme Siebeneichler