Indústria 4.0 em debate também no município

Olá Jornal
maio26/ 2018

Nesta sexta-feira, 25, foi comemorado o Dia da Indústria. Atualmente o setor industrial no mundo tem passado por transformações desde o início desta década. A chamada Indústria 4.0, traz a união das tecnologias e compõe um cenário totalmente novo e necessário para o ambiente empresarial, baseado em inteligência artificial para otimizar processos e melhorar os caminhos da produção. Neste novo momento, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), pretende colocar o assunto em debate no âmbito municipal.

Nesta nova realidade no setor coloca a internet como contribuinte para a convergência de diversas tecnologias, introduzida na indústria e adaptada às máquinas e equipamentos. Os elementos fundamentais passam a ser a fusão do mundo virtual e real; a utilização de sistemas ciberfísicos (unidades de produção com representação virtual, permitindo maiores níveis de automação); e a flexibilidade da cadeia produtiva com informação disponível em tempo real para fornecedores e clientes.

Para o presidente da Caciva, Vilmar de Oliveira, o momento é de buscar novos conhecimentos para adequar o setor industrial, também do município. “Estamos propondo um debate aberto para otimizar este novo momento da indústria. A melhoria nos caminhos da produção exigem novos modelos e ferramentas que possam aprimorar a aplicação da tecnologia.”

Para o dirigente empresarial, o movimento da quarta revolução industrial é um caminho sem volta. “Não é só nos meios de produção, é também na logística e na qualificação profissional. A criatividade e redução de custos ganham cada vez mais impacto neste revolução. Não tem volta, estamos caminhando para isso e precisamos discutir formas da nossa indústria, aqui em Venâncio, começar a se adequar a este modelo,” argumenta.

DEBATE
A entidade prepara eventos para debater os pontos da Indústria 4.0. Para isso, reuniões com empresários estão sendo realizadas, afim de buscar indicações para palestras e seminários. Entretanto, já está em negociação uma reunião-almoço em parceria com o Instituto de Inovação do Senai, sobre o tema. A previsão é de realizar este primeiro evento no mês de julho.

JORNADA INDUSTRIAL
Aumento da efetividade da produção, diminuição de desperdícios e viabilização de novos modelos de negócio são apenas alguns dos benefícios trazidos pelas tecnologias disruptivas. Cabe às empresas se adequarem a essa nova realidade por meio da adoção de automação, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), machine learning, entre tantas outras tecnologias que permitem capturar e analisar uma grande quantidade de dados, o que cria uma nova realidade digital alterando padrões de produção e operação e impactos nas relações de trabalho, na economia e na sociedade.

Olá Jornal