Inclusão, assistência, saúde e magia são legado do Gabinete da Primeira-dama

Olá Jornal
dezembro19/ 2020

A primeira-dama Cristiane Wickert encerra o mandato à frente do gabinete deixando um legado de inclusão, assistência, saúde e magia. Durante os quatro anos de governo do prefeito Giovane Wickert, buscou envolver a comunidade em cada trabalho a ser desenvolvido. E conseguiu. Voluntários doaram seu trabalho, empresários doaram seus recursos e a comunidade se engajou também doando o que tinha e prestigiando.

Cristiane afirma que este sempre foi o principal objetivo do gabinete, envolver as pessoas em ações e projetos. “Fazer um governo de inclusão, inclusão voluntária, de participação de todos os setores, todas as secretarias do município, envolvendo todas as categorias de classes sociais e tentando beneficiar um pouco a cada um. Assim nós alavancamos vários projetos”.

Um deles foi o Volta as Aulas Solidário, uma campanha na área da educação que surgiu frente a necessidade de as crianças iniciarem o ano letivo sem um kit de material escolar novo. Segundo a primeira-dama, este foi um projeto pensando no futuro das crianças, como incentivo ao estudo. A campanha foi desenvolvida em parceria com as escolas e a comunidade que adquiriu cartelas com valores que subsidiaram a compra do material escolar. “Foi uma campanha que deu muito certo tanto que no fim do governo a gente teve uma sobra de materiais e doamos mais 150 kits para a Paresp porque trabalham diretamente com uma população que necessita”, explica.

SOLIDARIEDADE
A campanha do Agasalho foi ampliada e ao longo dos quatro anos e teve crescimento de doações, alcançando 70 mil peças de roupas neste ano. As doações ainda deram suporte às famílias de Mariante atingidas pela cheia e às famílias durante a pandemia.

A campanha foi descentralizada e chegou às escolas onde kits de roupas foram disponibilizados aos pais que ao buscarem as atividades escolares para seus filhos tinham uma sala separada com roupas, calçados e roupas de cama, tanto nos bairros como interior.

Ainda em 2020, o gabinete desenvolveu a campanha Solidariedade é um Prato Cheio que levou mais de duas mil cestas básicas aos atingidos tanto pela pandemia como pela enchente.

SAÚDE
O gabinete foi além das ações sociais e engajou-se em um dos principais projetos na área da saúde para o município: a construção da UTI Neonatal. A primeira-dama liderou a campanha Envolva-se onde novamente todos os setores da sociedade foram chamados a se envolver.

O trabalho de divulgação e mobilização garantiu R$ 900 mil doados pela comunidade e mais R$ 2 milhões em emendas parlamentares. Ainda foi criada a Associação Pró-UTI Neonatal, cuja presidência está com Cristiane. A obra iniciaria em 2020 mas foi adiada devido a pandemia.

MAGIA
Para a primeira-dama, um dos maiores marcos de sua gestão foi o Natal Cor e Magia e Magia da Páscoa por meio do qual trouxe turismo e magia para dentro da cidade. A decoração temática das praças buscou engrandecer o comércio e beneficiar as famílias, proporcionando atrações e beleza para os que moram aqui e atraindo público de outros municípios. “Independente de ter ganho ou não a gente tem um trabalho a ser cumprido perante ao governo, me propus a isso e estamos fazendo o Natal Cor e Magia mesmo com a pandemia, sem poder fazer programação, de um modo diferente onde a gente se reinventa. Nada é impossível quando se tem boa vontade então a gente está trabalhando e fazendo novamente essa decoração, deixando esse marco do gabinete da primeira-dama para o município e com a certeza de ter feito o dever de casa, com o dever cumprido”, avalia.

O gabinete ainda atuou na revitalização da praça Henrique Bender, do trevo de acesso ao município, na articulação dos grupos da Melhor Idade com a formação do primeiro coral integrado por 25 idosos e na valorização e inclusão da mulher com o prêmio Mulheres que Inspiram, premiando aquelas que fazem a diferença na sociedade pelo envolvimento e exemplo, auxiliando outras mulheres.

FOTO: Arquivo Olá Jornal 2018

Olá Jornal