Incentivos industriais pautam visita do deputado estadual Dalciso Oliveira

Olá Jornal
dezembro07/ 2019

O parlamentar Dalciso Oliveira (PSB) tem liderado as discussões na Assembleia Legislativa para otimizar o setor coureiro-calçadista. Além disso, realizou audiências pública para garantir uma nova política de incentivos fiscais no Governo do Rio Grande do Sul. A passagem por Venâncio Aires também contou com visitas às empresas do ramo de calçados.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Giovane Wickert (PSB) destacou a força econômica do município e a sua diversificação. “Estamos fazendo a lição de casa para garantir geração de emprego, renda e desenvolvimento, pensando também na diversificação da nossa economia.”

Oliveira afirmou que o Estado deve apresentar um novo projeto de lei com políticas de incentivos ainda este mês. O objetivo é também de reduzir a carga tributária e manter as empresas no estado. “Precisamos deixar o orgulho de lado e nos tornarmos competitivos no país. Muitas empresas saíram do estado para outras regiões, por conta da tributação. Queremos rever isso e oportunizar o retorno de empresas que foram criadas aqui, de retornar.”

O parlamentar tem discutido com setor fazendário do Estado, a redução em até três vezes os tributos para o setor calçadista. “Se nada for feito podemos perder mais empresas. O momento é de reduzir os tributos e atrair de volta estes negócios. As políticas de incentivo precisam ser para a produção. A indústria gera riqueza e as mercadorias que compõe os outros pontos da economia,” destaca.

REDUÇÃO 

Atualmente, a alíquota do ICMS gaúcho para o setor calçadista é de 12%. O deputado afirma que na próxima semana será apresentada uma redução na tributação. A alíquota deve ficar 4%. A medida busca garantir ao setor maior competitividade.