Inaugurado o Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo

Olá Jornal
março20/ 2018

Durante a Expoagro Afubra 2018 foi realizada a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Vale do Rio Pardo. O espaço cientifico foi construído ao longo de cinco anos ao lado do parque de eventos da Afubra, em Rio Pardo. Com investimentos R$ 2,5 milhões, a solenidade realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, contou com a presença de autoridades e lideranças regionais que se envolveram no projeto.

O objetivo do CVT é de buscar alternativas para a economia regional, baseada na cultura do tabaco, e fomentar pesquisas para a criação de novas cadeias produtivas, em especial a produção de alimentos. O prédio com mais de 900 metros quadrados conta com quatro salas de aula, auditório, salas de manipulação de alimentos e centro de convivência. Os cursos no local iniciarão a partir do segundo semestre e devem totalizar 21 qualificações de oito horas-aula, cada.

Durante o ato de inauguração, a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Helfer, destacou o envolvimento das lideranças na concretização do CVT. “O Centro Vocacional nasceu de uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul e contou com apoio das lideranças regionais para ser tirado do papel. Estamos lançando uma nova semente e saberemos aproveitar de forma coletiva na nossa região.”

O governador José Ivo Sartori (PMDB) destacou a conquista regional com o local de pesquisa e lembrou da importância do setor primário para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Quem iniciou este projeto não sabia da importância para a agricultura familiar, ciência e tecnologia. Com certeza será um novo passo para o desenvolvimento desta região.”

O ato contou ainda com a presença do ex-prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp e a ex-presidente do Corede/VRP, Mariza  Christoff, que idealizaram e mobilizaram a comunidade regional para buscar apoio ao projeto.

Olá Jornal