Impacto do inverno para o enfrentamento da Covid-19 preocupa Saúde Municipal

Olá Jornal
julho02/ 2020

Os dias mais frios do inverno chegaram ao Sul e com ele aumentam as doenças respiratórias e a circulação de outros tipos de gripe. Aliado a isso, a região enfrenta a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A preocupação também faz parte dos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, que alerta para a necessidade de cuidados, buscando evitar o aumento dos casos da doença no município.

A preocupação com o período de inverno ganha mais força porque a Organização Mundial da Saúde alerta que o novo coronavírus tende a se propagar com mais intensidade em temperaturas entre 3 e 17 graus, justamente a temperatura média aqui no Brasil neste período. O Instituto de Microbiologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) também alertou, no entanto, que o vírus, se mantém por mais tempo nas superfícies em temperaturas frias, e que existe uma tendência de maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados em função do frio, o que “pode aumentar a propagação”.

A partir destes apontamentos o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB) destaca a necessidade de redobrar os cuidados com a circulação da doença em Venâncio Aires. “Também temos a preocupação com o inverno, porque é neste período em que normalmente o hospital tem maior demanda. Vamos manter os pedidos de cuidados para a população, distanciamento social e uso de máscara.”

A vacinação em massa para enfrentar o vírus da Influenza também é apontado como medida para enfrentar o período do inverno. “A realização da vacina H1N1 para os grupos de risco também ajuda na diferenciação do diagnóstico,” explica. Até o momento a Capital do Chimarrão já vacinou mais de 21 mil pessoas, incluídas nos grupos de risco.

ATENÇÃO
Com sete óbitos em decorrência da Covid-19 e 260 casos confirmados no município, o secretário avalia que o momento é de manutenção das ações de distanciamento e controle na circulação. “Não podemos baixar a guarda por enquanto. A avaliação até o momento é de que estamos fazendo todo o possível para amenizar a questão do Covid-19 no município,” finaliza.

Recentemente o município confirmou a aquisição de 1,5 mil testes rápidos para identificação da doença. Aliado a isso, testes por amostragem serão realizados na população a partir de convênio assinado entre o Cisvale e a Unisc. Serão 800 testes realizados em Venâncio. O objetivo é de identificar a soroprevalência.

Olá Jornal