Ilexis Venâncio-airensis é o doce eleito nos 130 anos de Venâncio

Olá Jornal
maio06/ 2021

Onze receitas de doces cheios de história e cultura marcaram nesta quarta-feira, 05, a final do primeiro concurso culinário “Doce Venâncio”, promovido pela Prefeitura como parte das programações de aniversário de 130 anos do município. Um bolo de pinhão com cobertura de brigadeiro de erva-mate denominado “Ilexis venâncio-airense” foi o escolhido da noite. A receita de Niege Oliveira levou para casa o prêmio principal de doce típico dos 130 anos. Sorbe de abacate e torta de erva-mate ficaram com a segunda e terceira colocações.

Bolos, tortas, trufa, cuca e sobremesas enfeitaram o saboroso fim de tarde na Prefeitura de Venâncio. Com dedicação e carinho, as cozinheiras profissionais e amadoras apresentaram suas receitas ao júri composto por Luciano Araújo, Rejane Rüdiger Pastore, Viviane Röhrs e Leonila Weber. Além de receitas autorais realizadas com ingredientes locais, cada cozinheira pôde falar sobre a escolha e composição do prato apresentado. “O concurso foi muito rico e os pratos deliciosos. Traduzir a cultura de um município através da sua gastronomia é muito importante e para nós foi surpreendente o que assistimos aqui”, destacou o especialista gastronômico Luciano Araújo.

O prefeito Jarbas da Rosa também elogiou a participação das concorrentes e, como apreciador dos doces, classificou como impossível escolher um melhor. Além do sabor, foram critérios para a escolha o valor histórico e cultural como prato típico, a utilização de ingredientes da cultura local e a originalidade da receita e da apresentação.

Os vencedores levaram para casa como prêmios ofertados pelo patrocinador Afubra: um cilindro elétrico hidro (primeiro lugar), um microondas (segundo lugar) e um forno elétrico (terceiro lugar). Além disso, todos os participantes receberam certificados e uma cuia de chimarrão alusiva aos 130 anos. As onze receitas finalistas do concurso serão disponibilizadas pela Prefeitura através de um E-book Virtual que estará disponível gratuitamente aos interessados, partir de 15 de maio, pelo whatsapp (51) 99109500.

Os vencedores levaram para casa como prêmios ofertados pelo patrocinador Afubra

Doces Participantes
Fernanda Beatriz Klock – Sorbe de Abacate com Praline de nozes
Franciele Fredrich – Cuca com Linguiça
Leticia L. Lanius – Bombom de Erva Mate
Liane D. Wickert – Bolo da Vó Joana
Marcia Bicca Venuto – Cheese Cake de Erva Mate
Marcia Brandão da Silva – Ambrosilha
Marcia Rejane Lourenço – Bombocados de Aipim
Niege Oliverira – Ilex Airensis – Bolo de Pinhão com cobertura de Brigadeiro
Sonia Beatriz Gregori – Sobremesa Venancio-airense
Cleide Siqueira – Bolo de erva-mate com menta
Ledi Maggioni – Torta Erva-Mate

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal