IFsul venâncio é pódio 16 vezes no sul-brasileiro de institutos federais

Guilherme Siebeneichler
setembro06/ 2017

Na última semana, jovens de Venâncio Aires estiveram competindo na etapa Sul-Brasileira dos Institutos Federais do Sul (IFSul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Os jogos, entre os dias 28 e 31, foram disputados em São José dos Pinhais, Paraná.

O campus local competiu com equipe no futsal masculino, no vôlei de areia feminino e masculino, com duas integrantes do xadrez, uma dupla feminina no tênis de mesa e com a equipe do atletismo. E em 16 disputas, os estudantes venâncio-airenses estiveram no pódio (confira os resultados no box).

O professor de Educação Física, Kenji Fuke, comemora o bom desempenho dos alunos. “Apesar de toda a dificuldade enfrentada pela falta de estrutura física no IFSul Venâncio Aires para a prática dos esportes, os alunos conseguiram ótimos resultados na etapa Sul-Brasileira.” O professor ainda lamenta as condições em que os alunos precisam treinar, devido a falta de estrutura. “Estamos há tempos ‘brigando’ por uma estrutura melhor para o desenvolvimento do esporte, mas está difícil devido aos cortes no investimento. A falta de um ginásio no campus e também de uma pista de atletismo no município prejudica muito o desenvolvimento das equipes esportivas. O Atletismo, por exemplo, treino no estacionamento da escola e algumas vezes vamos a Mato Leitão ou Lajeado treinar em uma pista oficial”, lamenta Fuke.

Os resultados obtidos pelas equipes na final se somam ainda às medalhas de ouro conquistadas pelo IFSul no atletismo, que contou com provas realizadas na terça e quarta-feira. Na modalidade, o IFSul Venâncio estará representado na etapa nacional em cinco provas. Gustavo Dallafávera e Leonardo disputarão, cada um, três categorias.

Neste ano, é a primeira vez que o revezamento 4x100m se classificou para a etapa nacional. “Foram três anos ‘brigando’; em 2015, deixamos cair o bastão, em 2016, chegamos atrás, e, neste ano, mesmo com uma passagem de bastão a melhorar, ganhamos”, comemora o atleta Gustavo Dallafávera, que integra o quarteto.

ETAPA NACIONAL
Ultrapassada a etapa regional, os vencedores agora voltam suas atenções e esforços para a etapa nacional do Jogos dos Institutos Federais, que será realizada no mês de outubro, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
Os professores do campus local, André Fonseca e Kenji Fuke, acompanharão os atletas.

De Venâncio, além de Gustavo Dallafávera, Leonardo Reiter ,Yuri Lima e Gustavo Peres, todos do Atletismo, também competirão Augusto Vogt, Kathleen Tarelli Becker e Laura Ferreira, no Judô; e ainda Bruna Dornelles, que integrará a equipe de futsal feminino da equipe do Campus Pelotas – Visconde da Graça, após ter sido convocada pelo técnico.

RESULTADOS

3º lugar no vôlei de areia feminino
3º lugar no futsal masculino
2º lugar no vôlei de areia masculino
2º lugar na geral do atletismo
1º lugar no Salto em Distância – Gustavo Dallafávera
1º lugar no Salto Triplo – Gustavo Dallafávera
1º lugar no Revezamento 4×100 (Gustavo Dallafávera, Pedro Henrique Corrêa de Castro, Vagner Mascarenhas e Leonardo Reiter),
1º lugar nos 100m rasos masculino – Pedro Henrique Corrêa de Castro
1º lugar nos 200m rasos masculino – Pedro Henrique Corrêa de Castro
2º lugar nos 100m – Leonardo Reiter
2º lugar salto triplo – Lavínia Rabuske
2º lugar nos 800 metros – Lorete Dornelles
3° lugar no salto triplo – Lorete Dornelles
3° lugar nos 400m rasos – Lorete Dornelles
3º lugar nos 200m – Leonardo Reiter
3º lugar no arremesso de peso e lançamento de disco – Cristiano Lima
3° lugar lançamento de dardo – Amanda da Rosa

Guilherme Siebeneichler