IFSul terá paralisação em prol de servidores públicos e questões de governo

Janine Niedermeyer
setembro10/ 2016

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires, realizará nova mobilização contra ajustes fiscais do Governo Federal. O ato será na própria instituição na terça-feira, 13, com programação ao longo de todo o dia.

Envolvida na organização das ações, a coordenadora de estágios no IFSul Venâncio, Ruti Oliveira e também representante local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), salienta que no último dia 3 de setembro foi deliberada paralisação.

Sendo assim o dia será com períodos reduzidos de aula no campus. Os estudantes da tarde serão chamados a compartecer pela manhã, pois no turno da tarde não haverá aula. Às 10h15min ocorrerá aula-pública com o tema: “A (des)continuidade democrátiva brasileira na história” e “Diversidade na escola x Escola sem partido”.

No período da noite também acontece aula-pública no dia 13, a partir das 19h, com os temas: “Análise de conjuntura” e “Perdas dos direitos trabalhistas”. Além de manifestações contra o ajuste fiscal, estarão a defesa dos servidores públicos, contra as privatizações e em defesa dos salários, direitos e empregos dos trabalhadores.

Em junho deste ano, professores e alunos já haviam feito manifestação no centro da cidade, lutando por demandas como ensino público de qualidade, direitos dos trabalhadores, entre outras questões. O grupo percorreu a rua Osvaldo Aranha, até a Travessa São Sebastião Mártir, onde ocorreu aula-pública para toda comunidade.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer