IFSul terá dia de paralisação, com mobilização em Venâncio

Janine Niedermeyer
junho15/ 2016

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires vai se juntar a outras instituições do país em um dia de mobilizações em defesa da educação pública. Assim como em demais regiões, no município, o ato acontece nesta quinta-feira, 16, e vai reunir professores e alunos do campus, assim como familiares dos estudantes.

Com o dia de paralisação não haverá aulas no campus, em todos os turnos. A coordenadora de estágios no IFSul Venâncio, Ruti Oliveira que tem trabalhado na organização desta data, explica que a concentração desta mobilização será às 9h30min, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Conde D’Eu, no Posto Ipiranga.

A partir das 10h, o grupo de docentes e alunos vai descer a rua central da cidade em marcha até a Travessa São Sebastião Mártir. No local serão promovidas aulas-públicas com temas como Democracia e sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, que tramita na Câmara dos Deputados e entre as ações, prevê reforma do regime jurídico de todos servidores públicos; congelamento de salários e fim das licenças prêmio, sabática e os quinquênios.

No espaço, uma tribuna livre também será instalada, para manifestações durante o ato, além da realização de intervenções artistícas. O grupo deve seguir no local até por volta das 13h. As ações vem sendo planejadas em conjunto pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Foto: Cortes federais tem prejudicado até mesmo obras, pelos campi, incluindo em Venâncio

Crédito: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer