IFSul terá curso para formação de eletricistas para sistemas de energias renováveis

Olá Jornal
abril20/ 2022

A direção do campus do Instituto Federal Sul-riograndense prepara a oferta de um novo curso profissionalizante. A qualificação busca preparar equipes para atuar no setor de energia fotovoltaica. Em expansão, a implantação de micro usinas de energia solar ganha espaço nas residências e empresas pelo país.

Atualmente, há falta de equipes qualificadas para atendimento da demanda. Por isso, nos próximos dias o instituto federal irá abrir inscrições para o curso: Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.
Na modalidade de Formação Iniciada e Continuada (FIC), serão 100 vagas disponibilizadas, sendo cinco turmas de 20 alunos cada. O curso terá 200 horas-aula, atividades práticas, durante a semana no turno da noite e aos sábado na parte da manhã e tarde.

Conforme o diretor do campus local, professor Geovane Griesang, a demanda regional por profissionais para realizar a instalação das placas fotovoltaicas e demais sistemas motivaram a oferta da qualificação. “Estivemos visitando empresas do ramo e nos apontaram a necessidade de profissionais habilitados. Estamos trabalhando os detalhes, como contratação de professores e formação para abrir o período de inscrições.”

Conforme o professor e coordenador do curso, Luciano Porto de Lima, espaços para aulas práticas também serão disponibilizados no campus do instituto. “Será construído estruturas para os telhados didáticos onde os alunos realizarão as atividades práticas.”

Além do certificado de “Eletricista de Energias Renováveis” o aluno receberá o certificado de NR-10 e NR-35, possibilitando ingresso no mercado de trabalho em outras áreas de atuação.

O edital para inscrições está em fase de conclusão e será aberto nos próximos dias pelo site do IFSul.

Olá Jornal