IFSul promove um sábado de mesas redondas

Janine Niedermeyer
maio05/ 2017

O campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) em Venâncio Aires terá um sábado com atividades abertas a toda comunidade. Neste dia 6 de maio serão promovidas duas mesas redondas no auditório da instituição, com diferentes temas.

A ação faz parte das aulas da Especialização em Educação: A Pesquisa como Princípio Pedagógico, durante a disciplina Temas Contemporâneos em Educação. Pela manhã, das 9h às 11h, a primeira mesa vai discutir a educação ambiental, a educação integral, e a ética, trazendo à tona questões sobre a formação do cidadão e a importância de uma consciência planetária. Tudo isso relacionado com o papel da educação nos dias de hoje e à importância da pesquisa sobre esses temas.

Vão compor a Mesa 1: Melissa Franceschini (Professora de Biologia do IF Farroupilha; Mestre em Biologia Celular e Molecular); Marúcia Sgualdi (Servidora do IFSul Venâncio Aires; Especialista em Corporeidade – Ciências do Movimento Humano); Luiz Aquiles Gusson e Glória Miranda (moradores da Ecovila); e Itamar Hammes (professor de Filosofia do IFSul; Doutor em Filosofia).

À tarde, das 14h às 16h, a segunda mesa vai tratar das relações culturais, com convidados que apresentarão reflexões sobre a cultura afrodescendente, a cultura indígena, a educação no campo, entre outras, trazendo à tona questões sobre o acolhimento e/ou os preconceitos percebidos na dinâmica social do nosso entorno. Tudo isso relacionado ao papel da educação nos dias de hoje e à importância da pesquisa sobre esses temas.

Vão compor a Mesa 2: Valmor Frantz (Professor de Geografia do IFSul; Mestre em Desenvolvimento Regional), Maria Zulmira Portella de Moura (Psicopedagoga; autora do Livro: Venâncio Aires – Buscando Raízes) e Natália Nunes (Graduanda de Educação Física; ampla experiência com a Capoeira).

Foto: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer