IFSul convida comunidade para colaborar no planejamento institucional

Olá Jornal
agosto11/ 2021

A direção do campus venâncio-airense do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) abre período de consulta na comunidade para elaboração do seu plano estratégico. O trabalho do instituto está vinculado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que traz objetivos a serem alcançados em longo prazo de cinco anos e o Planejamento Anual (PA), que é um desdobramento do plano de longo prazo e traz ações a serem realizadas a cada ano. A população de Venâncio Aires pode participar e sugerir ações para a escola técnica federal.

Normalmente o PA é feito no ano anterior para ser executado no período de janeiro a dezembro do ano seguinte, porém, por adequação à realidade da instituição no contexto da pandemia, a elaboração está sendo feita atualmente para que a execução seja de agosto a dezembro de 2021.

Em anos anteriores a coordenação já realizava a consulta aos servidores e aos estudantes. O PDI 2020/24 foi elaborado com a participação de toda a comunidade interna. Agora a novidade é que a comunidade externa também fará parte da construção dos objetivos do educandário para os próximos anos.

O envio das sugestões poderá ser feito até o dia 18 de agosto, por meio do formulário eletrônico disponível no site: bityli.com/zcfKN. Ao acessar o formulário, o participante precisará informar qual é o seu vínculo com o câmpus Venâncio Aires (servidor, estudante, responsável por estudante, outro). A opção “outro” deve ser selecionada no caso de comunidade externa ou egresso.

OBJETIVOS
Os 12 grandes objetivos constantes no PDI aos quais as ações devem ser vinculadas são os seguintes: ampliar o envolvimento do IFSul com a comunidade de abrangência; garantir condições de permanência e êxito de estudantes; promover a inclusão no processo formativo; potencializar a comunicação institucional; desenvolver os processos de planejamento institucional com foco na permanência e êxito de estudantes; desenvolver os processos de ensino e de aprendizagem de maneira participativa; adequar a instituição para as demandas inclusivas; garantir condições para a participação estudantil nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação da instituição; otimizar os processos organizacionais; qualificar a infraestrutura de tecnologia da informação; desenvolver as servidoras e dos servidores para a implementação da estratégia organizacional; e consolidar a infraestrutura da instituição.

FOTO: Divulgação/AI IFSul

Olá Jornal