IFSul cancela Movaci por contingenciamento do MEC e adere a mobilização desta sexta

Olá Jornal
junho13/ 2019

A oitava edição da Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), realizada no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) do município, está cancelada devido ao
corte orçamentário por parte do governo federal. Há dois meses em contingenciamento, a unidade não tem recebido na sua integralidade nem mesmo o valor contingenciado proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o que compromete a realização do evento.

De acordo com o diretor do campus Cristian Conceição, o valor prometido para este mês, por exemplo, é de 62,9% do previsto, no entanto, foram repassados somente 48%. “Até ontem (segunda) estava em 40%. Hoje (terça) repassaram mais 8%. Estamos assim, fazendo contas no dia a dia para que não falte recursos para energia, vigilância e limpeza”.

MOBILIZAÇÃO

Os mais de 600 alunos venâncio-airnses estão sendo atingidos pelo bloqueio de 37,1% dos recursos direcionados para universidades federais e institutos de ensino, anunciado pelo MEC. O IFSul teve o bloqueio de R$ 16 milhões, para a manutenção dos 14 campus da instituição. O campus de Venâncio tem recursos para manter as atividades até
setembro.

Por isso, a direção decidiu parar as atividades na sexta-feira, 14, e aderir a mobilização nacional. A situação foi apresentada aos pais dos alunos e à comunidade em exposição pública onde a equipe pontuou a gravidade do momento. “Não adianta pedir mais educação e não lutar por ela. Por isso convocamos a todos que participem deste ato, jamais podemos abrir mão de um direito conquistado”, alerta o diretor do campus.

Convocado pelas centrais sindicais como “Greve Geral”, contra a Reforma da Previdência, o movimento se une aos setores da educação que lutam contra os cortes. A mobilização organizada pelo Comitê Suprassindical de Venâncio Aires ocorrerá a partir das 14h, entre as ruas Osvaldo Aranha e a 15 de Novembro.

FOTO: Willian Oliveira/ Guia Venâncio 

Olá Jornal