Ida à Coreia do Sul na busca por alternativa para reduzir gastos com lixo

Guilherme Siebeneichler
agosto17/ 2017

O prefeito de Venâncio Aires embarca nesta quarta-feira, 16, com destino à Coreia do Sul. Ao longo de 10 dias Giovane Wickert (PSB) – que preside o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo – visitará potenciais empresas e projetos com foco nas alternativas ambientais para o gerenciamento dos resíduos sólidos.
Além do político, empresários e lideranças da região farão parte da missão organizada pela Câmara Brasil – Coreia.

O país tem destaque na engenharia ambiental. Atualmente 90% do lixo gerado pela nação coreana é reciclado. Pensando em estudar medidas para melhorar a eficiência local, o prefeito e demais lideranças, irão conhecer usinas de menor capacidade, mas que conseguem processar até mil toneladas por dia de resíduos.

“Esse tipo de investimento precisa ser pensado de forma conjunta. Hoje Venâncio Aires tem no recolhimento do lixo o seu terceiro contrato mais caro. E essa é a realidade de outras prefeituras. Por isso queremos neste ano avaliar alternativas e reduzir essa despesa, com aumento da nossa capacidade ambiental,” argumenta.

Aliado a proposta de busca por equipamentos e empresas interessadas, o gestor espera fomentar na região a construção conjunta de um plano. O assunto já é trabalhado de forma consorciada e deve ganhar novos rumos com a ida ao país asiático. “Queremos conhecer os projetos que já estão funcionando e quem sabe conseguir trazer para a nossa região equipamentos importados da Coreia, que está com taxa de importação zero e fomenta através de seus bancos investimentos em outros países”, salienta.

PARCERIAS
Na viagem também estão agendadas visitas a Prefeitura de Seoul para conhecer o projeto de luz solar, participação no Congresso Nacional da República da Coreia do Sul, visita a Universidade KAIST GCC e ainda visita a empresas coreanos, com interesse no mercado brasileiro. Há expectativa de novos negócios entre empresários do setor de energias renováveis e o Rio Grande do Sul. Neste segmento o prefeito espera oferecer parcerias para instalação de unidades em Venâncio Aires.

Wickert embarcou na noite desta quarta-feira, 16, e retorna ao Brasil no sábado,26. As despesas da viagem serão pagas pelo Consórcio. Durante o período em que estará fora, o Vice-Prefeito Celso Krämer irá comandar o Município.

Guilherme Siebeneichler