Hub de Inovação da Universidade de Santa Cruz do Sul é apresentado a empresários da região

Olá Jornal
junho22/ 2022

Com previsão para o lançamento definitivo do projeto até o fim do ano, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou, na noite dessa segunda-feira, 20, o Hub de Inovação. O empreendimento foi mostrado a empresas que estão no Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e na Incubadora Tecnológica (Itunisc), bem como de outras lideranças empresariais importantes no contexto da inovação regional.

Em um primeiro momento, o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, enfatizou o contexto de evolução dos ambientes de inovação da universidade ao longo dos últimos 17 anos. “O fato de contarmos com 30 empresas associadas ao TecnoUnisc e 17 incubadas denota a robustez dos nossos ambientes de inovação, o que nos permite pensar em um próximo passo para o desenvolvimento dos mesmos. É disso que deriva nossa aproximação da ExoHub, empresa parceira que vai nos auxiliar a conectar ainda mais a Universidade ao mundo empresarial, utilizando a pesquisa e conhecimento desenvolvidos na instituição para auxiliar a resolução de problemas reais de nossas empresas parceiras.”

Em seguida, foram apresentados os projetos arquitetônicos do espaço. Serão cerca de 6,5 mil metros quadrados de ambientes privativos e também de uso comum. Também haverá a possibilidade de ter 700 posições de trabalho dentro da estrutura. “Não se trata de um condomínio empresarial, mas sim um espaço de conexão da Unisc com nossa comunidade, portanto a nossa intenção é incluir todos os interessados neste processo”, esclarece Kirst.

Segundo o diretor, a intenção é que, nos próximos dias, iniciem conversas individuais com aqueles que desejarem somar no projeto, viabilizando parceria para ocupação do ambiente no futuro. “Não é exclusivo apenas aos que estiveram presentes nesse jantar. Vamos fazer um trabalho forte para apresentar o projeto em diferentes instâncias. E esperamos fazer o lançamento definitivo do projeto até o fim do ano e, no começo do próximo ano, dar início às obras.”

Quem esteve junto na apresentação foi o diretor de expansão global do ExoHub, Michel Costa. “Estamos convidando a comunidade empresarial para discutir este projeto, dividindo aqui um primeiro esboço. Quando fui convidado a participar das conversas pela Universidade eu já sabia a matéria-prima de Santa Cruz do Sul, o potencial de desenvolvimento de um ecossistema com foco corporativo. As startups, por si só, não pagam a conta da mudança na sociedade, mas são indutoras para ter velocidade para conquistar objetivos de forma mais rápida. E a ExoHub, desde 2018, se especializou em construir esses ambientes de inovação.”

Proposta será um diferencial em Santa Cruz e região

Já o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, explica que a proposta é dar seguimento a um projeto iniciado no ano passado, na gestão da ex-reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer. “Neste projeto vamos colocar muita energia, força. Acreditamos muito no que é desenvolvido na universidade, como a incubadora, o Parque Tecnológico, e chegou o momento de darmos um passo maior que vai ser um diferencial não só em Santa Cruz, mas também na região, que é criar um grande ecossistema de inovação.”

A vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, relembrou a reinvenção pedagógica da Unisc, em 2019, em que se quer olhar para a comunidade, já que na formação dos estudantes eles trabalham contextos reais, resolvendo problemas. “A lógica é cada vez mais se pensar em pesquisas aplicadas, formar mestres e doutores preparados para intervir na realidade, causando impactos, melhorias, estimulando o empreendedorismo. O empreender é um motor fundamental, uma nova economia baseada no conhecimento, conhecimento que é fundamental para fazer inovação, por isso pensamos muito no ecossistema de inovação.”

Como vai ficar

Segundo a arquiteta Ivanir Quadros, o Hub de Inovação foi pensado de forma a criar um espaço de integração das empresas com a universidade, especialmente dos estudantes. “É uma arquitetura com elementos jovens e modernos.” A proposta é toda pensada na biofilia, que é o uso de materiais naturais. “Haverá muita natureza dentro do espaço, escritórios com jardins verticais, lagos, para que se consiga interação da natureza com o prédio.”

Ao mesmo tempo, o projeto foi pensado de forma a garantir espaços individuais e de uso comum a todos os usuários do Hub. “As salas serão envidraçadas, mas com absorção acústica e individualidade para as empresas. Todo o espaço tem conforto térmico, elementos acústicos que serão colocados no teto, numa arquitetura mais industrial. Mas foram também pensados espaços de descompressão e socialização para fomentar a interação entre as pessoas”.

CRÉDITO: AI Unisc

Olá Jornal